Mulheres e Memórias nos Museus de Belém

19 setembro 2011 Por Fernando Hage
Começou hoje em todo o país a 5a Primavera dos Museus, intitulada "Mulheres, Museus e Memória", que conta com um programação gigantesca em mais 310 cidades do país. Até o dia 25 de setembro, em Belém, as palestras, debates e exposições passam pelo Campus da UFPA, Museu Histórico do Estado do Pará, Museu de Arte de Belém, Museu da UFPA, Ponto de Memória da Terra Firme e nos distritos de Icoaraci e Outeiro.



Na programação, destacamos duas exposições que merecem a visita, sendo que uma delas é inclusive sobre a moda dos anos 80 e 90:

- No Museu da UFPA entra em cartaz a exposição Mulher, Moda e Memória: Retrospectiva de reconstrução vestimental dos anos 80 e 90, com curadoria de Almira Martins, professora do curso de Design de Moda (Estácio-FAP).
MUFPA - Sala da Memória -  Av. Gov. José Malcher, 1192 
Até o dia 25 de setembro das 10 às 17h

- O Museu Histórico do Estado do Pará abre seu acervo para a exposição A Presença Feminina no Acervo de Artes Visuais do Mhep, mostrando o lugar de destaque que as mulheres têm no panorama artístico da cidade.
MHEP - Sala das Artes - Praça D. Pedro II s/n
Até o dia 25 de setembro das 8 às 18h

Na internet, o Museu de Arte de Belém também promete uma exposição virtual, chamada Lugares do Feminino, com fotografias e obras do acervo dialogando sobre o lugar da mulher na sociedade paraense. A exposição ficará disponível online no site www.mabelem.blogspot.com

Clique aqui para acessar a programação completa e aproveite!!

UPDATE:

Descobrimos há pouco mais algumas programações!! No Museu Histórico do Estado do Pará, que já falamos acima, vai rolar na noite do dia 23.09 a palestra O que está nas entrelinhas: representações do feminino em revistas da professora do curso de Moda (Unama), Rosyanne Rodrigues, seguida de um desfile preparado pelos alunos da instituição.

Palestra Rosyanne Rodrigues 
Desfile Moda - Unama (Participação do Coral Feminino da Unama)
Dia 23 de setembro, a partir das 19h
MHEP - Praça D. Pedro II s/n

1 Response to "Mulheres e Memórias nos Museus de Belém"

  1. Madame Poison Says:

    O mundo cor de rosa!!

Postar um comentário