Roteiros da Semana Nacional de Museus em Belém

14 maio 2012 Por Fernando Hage
Começou hoje mais uma Semana de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museu em comemoração ao dia internacional do Museu (18/05), com programações especiais que movimentam instituições de arte e cultura de todo o Brasil, e no nosso caso, uma oportunidade interessante pra visitar novamente e até, para alguns,"conhecer" alguns pontos culturais bem interessantes da cidade de Belém.

Dentro da programação especial, que têm como tema Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações, são mais de 12 espaços em Belém que participam da programação (clique aqui para acessar a programação completa). Exposição, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais acontecem principalmente durante esta semana, mas também estão programados eventos mais extensos, até junho. Seguem alguns destaques:



- No Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré) acontece a exposição “O desenhador Manoel Pastana: Entre traços... Tempo e transformação”, que homenageia o artista Manoel Pastana, nascido em Belém em 1888. Também acontecerá uma palestra sobra a coleção de pranchas deste pitor/desenhista no auditório do museu, dia 17/05 às 14h, e a Casa da Onze Janelas dará lugar a oficina "Manoel Pastana: o universo amazônico em aquarela", dias 17/05 e 18/05 das 10 as 12h.

- No Museu Emilio Goeldi acontecem as mostras Franz Krajcberg: o grito da Amazônia e Amazônidas: 145 anos de pesquisas do Museu Goeldi sobre as sociedades amazônicas, que acontecem até o dia 20/05;

- No Museu  de Arte de Belém, ao lado do Palácio Lauro Sodré, vai ser apresentada a exposição criada a partir do documentário “Procura-se" (Prêmio IBRAM de Roteiros Audio Visuais), do curador Tadeu Lobato, enfocando a obra “Mendiga” de Antonieta Santos Feio, de 1955;

- O Museu da Imagem e do Som está preparando para os dias 15 e 18 de maio, sempre às 18h, uma exibição ao livre de filmes do acervo no jardim da Casa das Onze Janelas. Também ocorrerão sessões de cinema no Museu do Círio, que fica ao lado do Museu do Arte Sacra, onde está aberta a exposição "Senhoras do Além-Mar", com 11 imagens de Nossa-Senhora.

Como deu para perceber, a programação é extensa e muitos museus são pertinho uns dos outros, então dá para aproveitar ao máximo durante essa semana. Além dessa programação especial, muitos espaços também estão com outras programações próprias, como a exposição de painéis "Bem do Brasil", que aborda o potencial criativo brasileiro no Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré), e a exposição "Imagens do Passado", que conta, no Museu de Arte de Belém, um pouco da história da cidade através de pinturas, móveis e objetos.

 
Cartaz do documentário "Procura-se" (esq.), que ganha exposição no Museu de Arte de Belém, que também abriga a mostra de longa duração Imagens do Passado (dir.).

Quadro de Manoel Pastana (esq.), homenageado com oficina, palestra e exposição na Casa das Onze Janelas e Museu Histórico do Estado, neste último onde também está em cartaz a mostra Bem do Brasil,  sobre a criatividade artesanal do povo brasileiro (dir.). 

Comemore o dia mundial dos museus visitando você mesmo um dos vários museus da cidade de Belém ou de onde você estiver!! Veja os endereços de Belém na lista abaixo:

Museu Emilio Goeldi
Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz - Fone: (91) 3219-3300

Museu de Arte de Belém
Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha - Fone: (91) 3114-1026

Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré) 
Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha - Fones:(91) 4009-9831 

Casa das Onze Janelas
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8821

Museu de Arte Sacra
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8810

Museu do Círio
Rua Padre Champagnat, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8819/42

0 Response to "Roteiros da Semana Nacional de Museus em Belém"

Postar um comentário