Museu virtual da moda é lançado no Brasil

07 maio 2012 Por Fernando Hage
Aconteceu no último dia 03 de maio o lançamento do MIMO - Museu da Indumentária e da Moda, antigo Museu Virtual da Moda, que atualmente faz parte do Centro de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo).

O principal objetivo do museu é criar um acervo digital dos mais diversos tipos de documentos e peças de indumentária que possam, através da interatividade possibilitada pela internet, recuperar e contar histórias por trás do uso de roupas, acessórios, técnicas de trabalho, etc. Outro projeto do Mimo é a digitalização do acervo da Teciteca Dener Pamplona de Abreu, instalada no Núcleo de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da profa. Mitiko Kodaira Medeiros, com um acervo de mais de 20 anos de arquivamente dos mais diferentes tecidos.



Enquanto o acervo do museu ainda está em construção, e os organizadores estão buscando parceiros e patrocinadores para o projeto, os visitantes virtuais já podem acessar algumas informações, artigos, e é claro, algumas imagens do acervo, além de um vídeo sobre a teciteca com a prof. Mitiko Medeiros. A primeira exposição lançada pelo museu chama-se "Jeans, Cotidiano e Subversão" e mostra os trabalhos resultantes da parceria Transforme seu Jeans, que aconteceu entre a centenária empresa de jeans Levi's e alunos da Anhembi Morumbi em 1991.

Visitem o museu no endereço: www.mimo.org.br

Jeans com aplicação de crochê da exposição virtual que inaugura o Museu da Indumentária e da Moda.





Pra quem quer aprender também mais um pouco sobre história da moda dos últimos 50 anos na internet, vale a pena visitar o site especial da Revista Manequim - 50 anos de moda. Lá vocês podem encontrar um apanhado do que de mais importante aconteceu no mundo da moda brasileira e internacional nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 . Vale muito a visita, e aproveitem sempre essa informação de moda "com qualidade" que temos disponível, tanto da Manequim quanto do MIMO, que ainda promete muita história pela frente.

0 Response to "Museu virtual da moda é lançado no Brasil"

Postar um comentário