Projeto Moda Pará do Sebrae no Rio-à-Porter

23 maio 2012 Por Fernando Hage 0 comentários
Começou ontem (e com calendário adiantado) a semana de moda carioca, composta pelos eventos FashionRio, Rio-à-Porter, produzidos pela Luminosidade (leia-se Paulo Borges), e o Fashion Bussiness, da produtora Eloysa Simão. Em um ano de muitas novidades, já que os dois eventos além de novas datas ganharam (talvez temporariamente) novos locais de realização, o estado do Pará volta a ter seu espaço dentro de uma das feiras de negócio da cidade, o Rio-à-Porter, como há algum tempo já não se via.

Nesta primeira edição, estão participando da feira as marcas das estilistas Andréa Cordeiro, Celeste Heitmann e Vivi Huhn. Estas marcas também farão parte de uma parceria entre o Sebrae e Luminosidade que disponibilizou para as criadoras, além do acesso aos desfiles do Fashion Rio, a participação em um seminário que ocorrerá com o próprio Paulo Borges sobre tendências e mercado de moda, que irá gerar "cápsulas de conteúdo" que depois serão divulgadas em todas as capitais do Brasil através das unidades locais do Sebrae.


Voltando à participação das marcas de Belém na feira de negócios, cada uma das três marcas está apostando em coleções especiais com toda as principais características de cada empresa. A estilista Vivi Huhn está apresentando a coleção ainda quentinha que foi desfilada no Dragão Fashion em abril (veja nosso post); a cearense Andréa Cordeiro, que comanda a marca AND COR, levou seu trabalho de design de superfície bem interessante, que inclusive a estilista inscreveu no Movimento HotSpot  com o título de "Artesanato Industrial" (vamos lá curtir?); por fim, a designer de bolsas Celeste Heitmann levou a coleção "Amazônia Encantada", com vários modelos de bolsas com estamparia tropical e uma principal característica, a qualidade excepcional. Com produtos de qualidade e com informação de moda, temos quase certeza que as marcas têm tudo para fazer muitos negócios no Salão Rio-à-Porter, e para isso estamos aqui no blog divulgando e torcendo, é claro.

A estilista Vivi Huhn (esq.) e a estilista Andréa Cordeiro (dir.) no Salão de Negócios Rio-à-Porter.

Bolsas e cadernos da coleção "Amazônia Encantada" da estilista Celeste Hetimann.




Curso de Economia Criativa e Empreendedorismo em Belém!!

17 maio 2012 Por Fernando Hage 1 comentários
A cada dia que passa aumenta a divulgação e reconhecimento do conceito de Economia Criativa, mostrando todo o potencial que produtos e serviços ligados a criatividade e ao empreendedorismo têm para alavancar o desenvolvimento e a sustentabilidade, mas este ainda é um tema pouco difundido se levarmos em conta toda a sua importância. Pensando nisso, o Garimpo de Soluções, empresa de consultoria paulista, com o patrocínio do Sebrae, criou o Curso de Economia Criativa e Empreendedorismo, que passará por Belém no próximo dia 05 de junho, das 8h as 17h, no auditório Rio Amazonas do Banco da Amazônia.

O curso contará com duas aulas de profissionais de referência no assunto: o professor e economista Leandro Valiati e a economista e urbanista Ana Carla Fonseca Reis, consultora especial da ONU em Economia Criativa; além de uma mesa-redonda que visa integrar empresários, gestores e profissionais dos setoriais culturais e criativos locais, para quem sabe tornar novas ideias viáveis. 
As inscrições são gratuitas e o processo é bem simples, basta escrever um email para cursoeconomiacriativa@gmail.com com o assunto "Belém" e seu nome e RG no corpo da mensagem.



Inscreva-se para a Palestra de Inspirações para o Inverno 2013, no próximo dia 31.05 no Sebrae

Por Fernando Hage 0 comentários

15º EPAMA - "Ver-o-peso da cultura paraense"

Por Fernando Hage 0 comentários
Com o tema "Ver-o-peso da cultura paraense", antenado com o momento que o Pará vive culturamente,  o Encontro Paraense de Moda e Artesanato - EPAMA, que acontece há sete anos na cidade, vai realizar uma mesa de debate e 6 desfiles durante os dias 25 e 26 de maio. Além disso, no dia 26, a partir das 10 da manhã começa a feira de moda e artesanato durante todo o dia no Espaço São José Liberto, onde ocorrerá todo o evento. Vejam a programação:

25 e 26 de maio
15° Encontro Paraense de Moda e Artesanato 
Tema: VER O PESO DA CULTURA PARAENSE
Local: Espaço São José Liberto

25.05 - 19h
Mesa-redonda: "Cultura Paraense", com Dina Oliveira (artista plástica), Nelly Cecília Rocha (escritora) e Felicia Assmar Maia (jornalista). Coordenação: Rui Martins Jr. (historiador)
Desfiles: Costamazônia e Epidemia.

26.05
10h - Abertura da Feira de Moda e Artesanato
17h- Contação de estórias e desfile da coleção infantil da Costamazônia
18h- Desfiles: Conceito - Verão 2012 (Alunos do Curso de Design de Moda da Estácio/FAP), Massima Calçados, Cheirosa by Léa e Andréa Ribeiro.


















































Roteiros da Semana Nacional de Museus em Belém

14 maio 2012 Por Fernando Hage 0 comentários
Começou hoje mais uma Semana de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museu em comemoração ao dia internacional do Museu (18/05), com programações especiais que movimentam instituições de arte e cultura de todo o Brasil, e no nosso caso, uma oportunidade interessante pra visitar novamente e até, para alguns,"conhecer" alguns pontos culturais bem interessantes da cidade de Belém.

Dentro da programação especial, que têm como tema Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações, são mais de 12 espaços em Belém que participam da programação (clique aqui para acessar a programação completa). Exposição, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais acontecem principalmente durante esta semana, mas também estão programados eventos mais extensos, até junho. Seguem alguns destaques:



- No Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré) acontece a exposição “O desenhador Manoel Pastana: Entre traços... Tempo e transformação”, que homenageia o artista Manoel Pastana, nascido em Belém em 1888. Também acontecerá uma palestra sobra a coleção de pranchas deste pitor/desenhista no auditório do museu, dia 17/05 às 14h, e a Casa da Onze Janelas dará lugar a oficina "Manoel Pastana: o universo amazônico em aquarela", dias 17/05 e 18/05 das 10 as 12h.

- No Museu Emilio Goeldi acontecem as mostras Franz Krajcberg: o grito da Amazônia e Amazônidas: 145 anos de pesquisas do Museu Goeldi sobre as sociedades amazônicas, que acontecem até o dia 20/05;

- No Museu  de Arte de Belém, ao lado do Palácio Lauro Sodré, vai ser apresentada a exposição criada a partir do documentário “Procura-se" (Prêmio IBRAM de Roteiros Audio Visuais), do curador Tadeu Lobato, enfocando a obra “Mendiga” de Antonieta Santos Feio, de 1955;

- O Museu da Imagem e do Som está preparando para os dias 15 e 18 de maio, sempre às 18h, uma exibição ao livre de filmes do acervo no jardim da Casa das Onze Janelas. Também ocorrerão sessões de cinema no Museu do Círio, que fica ao lado do Museu do Arte Sacra, onde está aberta a exposição "Senhoras do Além-Mar", com 11 imagens de Nossa-Senhora.

Como deu para perceber, a programação é extensa e muitos museus são pertinho uns dos outros, então dá para aproveitar ao máximo durante essa semana. Além dessa programação especial, muitos espaços também estão com outras programações próprias, como a exposição de painéis "Bem do Brasil", que aborda o potencial criativo brasileiro no Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré), e a exposição "Imagens do Passado", que conta, no Museu de Arte de Belém, um pouco da história da cidade através de pinturas, móveis e objetos.

 
Cartaz do documentário "Procura-se" (esq.), que ganha exposição no Museu de Arte de Belém, que também abriga a mostra de longa duração Imagens do Passado (dir.).

Quadro de Manoel Pastana (esq.), homenageado com oficina, palestra e exposição na Casa das Onze Janelas e Museu Histórico do Estado, neste último onde também está em cartaz a mostra Bem do Brasil,  sobre a criatividade artesanal do povo brasileiro (dir.). 

Comemore o dia mundial dos museus visitando você mesmo um dos vários museus da cidade de Belém ou de onde você estiver!! Veja os endereços de Belém na lista abaixo:

Museu Emilio Goeldi
Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz - Fone: (91) 3219-3300

Museu de Arte de Belém
Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha - Fone: (91) 3114-1026

Museu Histórico do Estado (Palácio Lauro Sodré) 
Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha - Fones:(91) 4009-9831 

Casa das Onze Janelas
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8821

Museu de Arte Sacra
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8810

Museu do Círio
Rua Padre Champagnat, s/n. Cidade Velha - Fone: (91) 4009-8819/42

Prêmios! Prêmios! Prêmios! Pesquisa e criação em destaque com dois projetos de incentivo

08 maio 2012 Por Fernando Hage 0 comentários
Sem dúvida os setores de moda e design vêm ganhando, no último ano, novos incentivos para o desenvolvimento das mentes criativas brasileiras. Depois das inscrições do Prêmio de Economia Criativa do Ministério da Cultura, já encerradas, estão abertos editais para o programa Rumos Itaú Cultural Pesquisa – Moda e Design, além do Movimento HotSpot, que citamos rapidamente por aqui mas agora vamos explicar melhor.

Rumos Itaú Cultural Pesquisa – Moda e Design

O Rumos Itaú Cultural, programa de incentivo as artes com uma trajetória de alguns anos incentivando as artes visuais, a dança, o teatro, cinema e video, e até o jornalismo. Nesse ano, o programa abriu espaço para trabalhos acadêmicos stricto-sensu (mestrado e doutorado), concluídos ou ainda em andamento, "que tenham como foco de interesse principal a cadeia produtiva dessas áreas e as características do cenário brasileiro e das relações internacionais de mercado: da criação ao consumo final", segundo o edital.





Serão distribuídos dez prêmios de 10 mil reais cada, divididos entre os cinco melhores trabalhos concluídos e os cinco melhores para trabalhos em andamento. Para acessar o edital, entre no hotsite do edital 2012. As inscrições vão até o dia 13 de julho de 2012.

Movimento HotSpot

Este movimento ambicioso criado pela Luminosidade em parceria com Ministério da Cultura têm como objetivo descobrir por todo o Brasil novos talentos de 10 setores criativos: Arquitetura, Beleza, Cenografia, Design, Design Gráfico, Filme & Vídeo, Fotografia, Ilustração, Moda e Música. Além dessas, também existe a categoria "Ideia", que está aberta para projetos inovadores que ainda não saíram do papel.

As inscrições (que aparentemente serão prorrogadas) estão abertas até o dia 15 de maio 31 DE AGOSTO e a forma de inscrição é muito simples. Basta inscrever algum projeto realizado por você, com vídeo e descrição, ou a sua idéia que ainda é um projeto. Os projetos inscritos passarão por curadoria de diversos profissionais importantes de cada área e serão chamados para entrevistas, que acontecerão em diversas cidades, e entre elas Belém está no roteiro. Depois das entrevistas, ocorrerão os festivais regionais (em Belém teremos o da região norte), oficinas de empreendedorismo e finalmente, as premiações.


Serão distribuídos 13 prêmios no valor de R$ 10 mil, sendo um vencedor em cada uma das 10 categorias e três vencedores dentro da categoria Ideia. Além disso, o Movimento HotSpot vai investir até R$ 150 mil para que o vencedor da categoria Moda apresente uma coleção com desfile no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week (oportunidade imperdível!!), e até R$ 200 mil para ajudar a desenvolver aquela que for considerada a melhor Ideia, entre as três premiadas na categoria.

Sem dúvida o Movimento HotSpot é um espaço para renovar a criatividade brasileira e a chance para quem quer mostrar o seu trabalho. Para os estilistas, é a chance de realizar aquele sonho que muitos devem ter de desfilar nas principais passarelas do Brasil!! Então não percam a chance e inscrevam-se já no movimento pelo site oficial (www.movimentohotspot.com).

Seja no campo das idéias e dos estudos acadêmicos, seja na produção e circulação da moda e do design, sem dúvida 2012 é um ano para muitos profissionais mostrarem seus trabalhos e ajudarem a desenvolver o reconhecimento da profissão e do setor criativo na economia brasileira.

Oficinas do Curro Velho com inscrições abertas

Por Fernando Hage 0 comentários
A partir do dia 22 de maio começa a nova programação de cursos da Fundação Curro Velho, e as inscrições já estão abertas e vão até o dia 18 de maio. Somente nas áreas de linguagem visual e audiovisual, são mais de 30 cursos ofertados. Além dos diversos cursos de desenho, desenho para animação, pintura, objetos em miriti, entre outros, destacamos aqui os cursos relacionados à área de moda que vão acontecer no espaço. O destaque desta programação é o o curso de Bijuteria em Cerâmica, que vai ser apresentada pela graduada em Moda pela Unama, Marina Pina, que desenvolveu esta técnica no projeto vencedor do concurso Costurando Sonhos apresentado no Caixa de Criadores em 2011.



Período dos Cursos: 22/05 - 20/06/2012

- Serigrafia - 60 vagas (4 turmas)
Diariamente, com duas turmas pela manhã e duas turmas a tarde.

- Estamparia em Tecidos Finos - 20 vagas
Diariamente, de 10:30 às 12:30

Iniciação a Bijuteria em Cerâmica - 20 vagas
Diariamente, 08:30 às 12:30

Inscrições na Fundação Curro Velho
Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo
Tel.: (091) 3184-9100/9109
Clique para ver a programação completa em pdf.
Acesse o site para mais informações.

Semana de Tecnologia na Uepa - Inscrições abertas para oficinas e palestras

07 maio 2012 Por Fernando Hage 0 comentários
Acontece nesta segunda semana de maio a Semana de Tecnologia, que integra todo o campus CCNT da Uepa, com os cursos de Design, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção. Nos dias 09, 10 e 11 de junho acontece, junto a toda a programação, palestras e oficinas específicas do curso de Design, que incluem a moda, como na oficina de criação de coleção de biojóias, com a designer Clara Amorim, e a palestra da organizadora do Amazônia Fashion Week, Felícia Assmar Maia, sobre "Mercado de moda no Brasil e no Pará". Dá uma olhada aí embaixo na programação completa da área de design:

A pré-inscrição no evento está sendo feito online pelo Site da Semana de Tecnologia do CCNT e a partir de amanhã (dia 08/05) os interessados poderão pagar sua taxa de inscrição e realizar seu credenciamento no campus CCNT da Uepa (Av. Enéas Pinheiro entre João Paulo II e Perimetral), onde ocorrerá todo o evento.

Museu virtual da moda é lançado no Brasil

Por Fernando Hage 0 comentários
Aconteceu no último dia 03 de maio o lançamento do MIMO - Museu da Indumentária e da Moda, antigo Museu Virtual da Moda, que atualmente faz parte do Centro de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo).

O principal objetivo do museu é criar um acervo digital dos mais diversos tipos de documentos e peças de indumentária que possam, através da interatividade possibilitada pela internet, recuperar e contar histórias por trás do uso de roupas, acessórios, técnicas de trabalho, etc. Outro projeto do Mimo é a digitalização do acervo da Teciteca Dener Pamplona de Abreu, instalada no Núcleo de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da profa. Mitiko Kodaira Medeiros, com um acervo de mais de 20 anos de arquivamente dos mais diferentes tecidos.



Enquanto o acervo do museu ainda está em construção, e os organizadores estão buscando parceiros e patrocinadores para o projeto, os visitantes virtuais já podem acessar algumas informações, artigos, e é claro, algumas imagens do acervo, além de um vídeo sobre a teciteca com a prof. Mitiko Medeiros. A primeira exposição lançada pelo museu chama-se "Jeans, Cotidiano e Subversão" e mostra os trabalhos resultantes da parceria Transforme seu Jeans, que aconteceu entre a centenária empresa de jeans Levi's e alunos da Anhembi Morumbi em 1991.

Visitem o museu no endereço: www.mimo.org.br

Jeans com aplicação de crochê da exposição virtual que inaugura o Museu da Indumentária e da Moda.





Pra quem quer aprender também mais um pouco sobre história da moda dos últimos 50 anos na internet, vale a pena visitar o site especial da Revista Manequim - 50 anos de moda. Lá vocês podem encontrar um apanhado do que de mais importante aconteceu no mundo da moda brasileira e internacional nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 . Vale muito a visita, e aproveitem sempre essa informação de moda "com qualidade" que temos disponível, tanto da Manequim quanto do MIMO, que ainda promete muita história pela frente.

A estreia de Vivi Huhn no Dragão Fashion Brasil

02 maio 2012 Por Fernando Hage 1 comentários
Na metade do mês de abril a estilista paraense Vivi Huhn estreou nas passarelas do Dragão Fashion, maior evento de moda autoral do Nordeste. Pela primeira vez tivemos uma estilista da cidade de Belém estrelando em um evento desse porte, o que com certeza vai deixar marcada esta data como um importante reflexo da evolução da criatividade paraense, que está sendo cada vez mais divulgada e reconhecida pelo país e pelo mundo.

Inspirada em uma viagem que fez a Paris em Abril de 2011, a estilista, que também é conhecida em Belém apenas como Vivi, mantendo uma loja no início da região de lojas da Braz de Aguiar há mais de três anos, decidiu trazer todo o encanto da "cidade-luz" para o seu trabalho feminino e repleto de estampas super desejáveis. Segundo a estilista falou para o site ClosetOnline, “Eu cheguei a Paris no final de abril e estava tudo cinzento. Abri a janela dia três de maio e estava tudo florido. Isso me marcou muito".

Foram as folhas e flores da primavera que deram as caras no desfile, começando a parecer literalmente nos primeiros vestidos e depois tomando conta das estampas que se uniam aos símbolos de Paris e seu estilo de vida, como os cafés e a própria Torre Eiffel, que serviu de inspiração para o vestido com LED que fechou a apresentação.


Fotos: Divulgação.

A experiente jornalista Iesa Rodrigues descreveu a coleção da seguinte forma em seu blog:

Vivi reuniu o estilo it-girl com um charme frances dos anos 1960, auge do sucesso de Brigitte Bardot, entre outras musas, com modelagens cheias de segredinhos. Uma basque, um decote nas costas, um drapeado preto realçando um corte. E as estampas reproduzindo ilustrações e postais de Paris, a Torre Eiffel em fundo coral. O banal passou ao largo, foi um momento jovem, fofo e sedutor no Dragão Fashion ao som de Grace Jones.

Para o iG Moda, o destaque da coleção foram as estampas carregadas de flores, que "as meninas adoram", segundo o próprio site, e que se confirma com as blogueiras de Fortaleza gostando de peças como os "print fofura com torres Eiffel, flores pixeladas", destacado pelo blog Drops.


Fotos: Divulgação.

Sem dúvida a Vivi mandou bem na sua estreia, mostrando sua expertise em criar vestido-desejo com estampas que as mulheres amam. Queríamos destacar, pra quem está mais acostumado a ler notícias de moda do que trabalhar no mercado, que fazer um desfile requer uma logística absurda, e a Vivi merece todos os nossos parabéns por esse momento muito importante da carreira, e, é claro, esperamos que seja só o início de uma série de desfiles e de um crescimento da marca, que já têm seu espaço garantido mas merece muito mais.

Postamos aí embaixo o vídeo da coleção para vocês curtirem, e para ver a coleção completa em fotos, acessem o site do evento DFhouse, e também é claro, para saber mais da marca e comprar uma peça exclusiva, visitem o blog oficial da Vivi.