Pra não deixar o dia passar em branco, vamos homenagear aqui uma estilista e uma modelo que fazem parte da história da moda em Belém, como um exemplo da força feminina e das peculiaridades da nossa região para o mundo da moda.
GILDA MEDEIROS
Nascida em 1940, Gilda Medeiros tornou-se Miss Pará em 1955, e a partir daí trilhou uma carreira como atriz e modelo, tornando-se uma das principais manequins do estilista Dener, tendo desfilado em 1958 os modelos vencedores do prêmio Agulha de Ouro e Agulha de Prata, muito respeitados no período. Como atriz, Gilda participou de filmes como a "Arte de Amar Bem" de Fernando de Barros, e é considerada uma grande atriz e personalidade paraense, que reside na sua cidade natal até os dias atuais.
Para assistir uma entrevista de janeiro de 2012 com Gilda Medeiros, acesse o Youtube clicando nos links PARTE 1 / PARTE 2
DICA FRAZÃO
Nascida em Santarém, onde sempre morou, Dica Frazão é sem dúvida a maior estilista/artesã que o Pará tem, com um riquíssimo trabalho de pesquisa de matérias-primas da região amazônica e pensamento sustentável já há muito mais tempo que a tendência eco-chic dos últimos anos. A artesã, com mais de 90 anos, já fez peças orgânicas para figuras como Papa João Paulo II e a Rainha da Bélgica, e seu extenso trabalho lhe rendeu um museu próprio, que a estilista construiu dentro de sua própria casa.
Com cerca de 150 itens o museu contém peças de vestuário e acessórios confeccionados com os mais diversos materiais amazônicos, como raiz de patchouli, palhas de buriti e açai, juta, bambu, casca de taperebá, cascas de madeiras e diversas sementes, mostrando todo o pioneirismo do trabalho de Dica Frazão.
Dica Frazão ao lado de Divina Santos, que publicou em seu blog pessoal imagens do museu em agosto de 2011. |
Uma das vitrines do Museu Dica Frazão |
--
Espero que essas mulheres tenham servido de exemplo da força da mulher paraense e possam inspirar todas as mulheres do século XXI, trazendo toda a criatividade e elegância dessas duas figuras que já estão firmadas na cultura da moda paraense.
Postar um comentário