Mulheres da História da Moda Paraense

08 março 2012 Por Fernando Hage
Na falta de tempo para fazer um post mais elaborado, mas com uma vontade imensa de homenagear esse dia internacional da mulher, que na minha opinião parece que vale o dobro no mundo da moda, afinal são as mulheres, pelos menos no Brasil, que seguram a indústria da moda tanto do ponto de vista produtivo quanto de consumo, então mesmo sendo lembradas o ano inteiro, merecem uma homenagem especial nesta semana.

Pra não deixar o dia passar em branco, vamos homenagear aqui uma estilista e uma modelo que fazem parte da história da moda em Belém, como um exemplo da força feminina e das peculiaridades da nossa região para o mundo da moda.

GILDA MEDEIROS
Nascida em 1940, Gilda Medeiros tornou-se Miss Pará em 1955, e a partir daí trilhou uma carreira como atriz e modelo, tornando-se uma das principais manequins do estilista Dener, tendo desfilado em 1958 os modelos vencedores do prêmio Agulha de Ouro e Agulha de Prata, muito respeitados no período. Como atriz, Gilda participou de filmes como a "Arte de Amar Bem" de Fernando de Barros, e é considerada uma grande atriz e personalidade paraense, que reside na sua cidade natal até os dias atuais.



Para assistir uma entrevista de  janeiro de 2012 com Gilda Medeiros, acesse o Youtube clicando nos links PARTE 1 / PARTE 2


DICA FRAZÃO
Nascida em Santarém, onde sempre morou, Dica Frazão é sem dúvida a maior estilista/artesã que o Pará tem, com um riquíssimo trabalho de pesquisa de matérias-primas da região amazônica e pensamento sustentável já há muito mais tempo que a tendência eco-chic dos últimos anos. A artesã, com mais de 90 anos, já fez peças orgânicas para figuras como Papa João Paulo II e a Rainha da Bélgica, e seu extenso trabalho lhe rendeu um museu próprio, que a estilista construiu dentro de sua própria casa.
Com cerca de 150 itens o museu contém peças de vestuário e acessórios confeccionados com os mais diversos materiais amazônicos, como raiz de patchouli, palhas de buriti e açai, juta, bambu, casca de taperebá, cascas de madeiras e diversas sementes, mostrando todo o pioneirismo do trabalho de Dica Frazão.

Dica Frazão ao lado de Divina Santos, que publicou em seu blog pessoal imagens do museu em agosto de 2011.







Uma das vitrines do Museu Dica Frazão
Você pode visitar o Museu Dica Frazão em Santárem no seguinte endereço: Rua Floriano Peixoto, 281 - Santarém - PA. Tel. (93) 3522-1026.

--

Espero que essas mulheres tenham servido de exemplo da força da mulher paraense e possam inspirar todas as mulheres do século XXI, trazendo toda a criatividade e elegância dessas duas figuras que já estão firmadas na cultura da moda paraense.

0 Response to "Mulheres da História da Moda Paraense"

Postar um comentário