E como cresceu...

31 maio 2010 Por Caixa de Criadores 3 comentários
Texto de Luiza Borges (@luizalux)

Ideias, projetos, interesse no mercado da moda e profissionalidade deram início ao maior evento de moda independente do Pará: o Caixa de Criadores. Já conferimos oito edições, agora vamos acompanhar a 9ª edição, que vai apresentar o tema “brasileiríssimo”.
Há quatro anos contamos com o Caixa. É fácil perceber que há exatos quatro anos atrás o mercado de moda em Belém praticamente não existia. Fraco e, na maioria das vezes, a insegurança tomava conta quando o assunto era moda aqui por essas bandas. E aí a historinha nós já conhecemos: Fernando Hage, Junior Oliveira, Clara Carneiro, Diogo Carneiro e Jackye Carvalho idealizaram o projeto e colocaram em prática.
O reconhecimento foi rápido, visto que na cidade, o evento foi um dos primeiros no segmento de moda a ser realizado, e o primeiro a abrir espaço para os novos criadores de Belém. Assim, o Caixa abriu várias possibilidades para a moda local.


Imagens do primeiro evento da Caixa de Criadores, que aconteceu no Armazém Santo Antônio em 2006.

O interessante é perceber que da forma como tudo foi projetado pelos idealizadores, também foi posto em prática, como as idéias de gerar discussão sobre o campo da moda, gerar o reconhecimento dos profissionais locais, além da competitividade; de suma importância para o crescimento da área. O Caixa de Criadores conseguiu mostrar que Belém tinha, sim, um potencial para a moda. Antes do evento, a cidade não oferecia muitas opções para os interessados, prova disto foi que o evento começou com apenas 13 marcas de estilistas, hoje, a 9ª edição, vai apresentar 45 marcas locais.
E se área de criadores está sendo movimentada, outros setores também entram em atividade, como costureiras, empresas e entre outros. Vale lembrar também que por aqui ainda não era oferecida a Graduação em Moda para os interessados, hoje, na capital, contamos com duas universidades com graduação na área, mostrando que o caixa incentivou o crescimento geral.
O evento não lança apenas a moda local, são várias marcas, e para todos os gostos. Assim, como vemos estilistas que aproveitam a matéria-prima regional, também temos aqueles que preferem a moda contemporânea.


Fotos das marcas Jambutopia e Algaranhar, que participaram da primeira edição do Caixa de Criadores.

E as marcas que vão dar o tom da brasilidade são: Acre (Pernambuco), Adue e Maria Gabola, Afro’s Brasil’s, Água Brasil, Angatu, Cadi, Casa Bricolada, Caverock B, Cikel, Citron Pressé, Coisaminha Emparceria, D'Cacia, Dona Ju, Égua de Camiseta, Eubelem, Euqfiz, Icá Brazil/Sames Biju, Imerys, Lala Rocque, Lead, LihArts, Madame Poison, Manufatura, Maria Belém/Mariana Bibas, Maria Mallagueta, Maricota/Kutrukas, Moda Mix – Sebrae, Mucha, Ná Figueredo, Naisha Cardoso, Petit Jolie, Remaneschy, Riquezas da Amazônia, Risoflora, Sames Biju, Só Maria, Sugar Sugar, Tita Maria, Tururí de Muaná, Vivi, Yorrana Maia.

Este ano o local do evento será na Estação das Docas, de 7 a 10 de junho, e o melhor: a entrada é franca, gente. Não vai dar pra deixar de prestigiar o evento que abriu várias portas para a moda local, não é mesmo?

Já viu nosso vídeo na TV?

28 maio 2010 Por Caixa de Criadores 3 comentários


Nosso vídeo comercial, feito pela equipe da MTV Belém a partir do visual criado pela Impulso Design, já está começando a rolar por Belém na programação da MTV Belém (Canal 25) e da TV RBA (Canal 13). Fiquem ligados porque também teremos nesses canais vídeos de um minuto, que falam mais sobre o conceito do evento.

Novos Colaboradores no Blog

Por Caixa de Criadores 0 comentários
Além da cobertura que o Fernando Hage (um dos organizadores) sempre faz aqui para o blog, nessa próxima edição do Mercado de Moda teremos um novidade bem especial: teremos três (isso mesmo, três) novos colaboradores super especiais fazendos posts para o nosso querido blog. São eles Luiza Borges, Emídio Contente e Victor De La Rocque, que vão aparecendo aos poucos a partir desse final de semana e durante o evento vão alimentar direto o blog pra você não perder nada do que vai acontecer na Estação das Docas, esteja você pertinho ou bem longe de Belém.

Quem conhece, sabe que esses três também estão por trás da Frica, produtora de festas de agita em Belém com temáticas absurdinhas e fashionistas. Na véspera do feriado (02.06) acontece a Frica Santa, dá uma olhada no blog da festa, lá o Victor fez um post super legal com idéias de looks "divinos".

Enquanto eles não estréiam por aqui, vamos falar um pouquinho sobre cada um deles, pra vocês conhecerem melhor nossos "blogueiros" do Verão 2010.























Luiza Borges
Jornalista, faz parte da redação do site cultural Guiart, organiza a festa Frica junto com outros amigos, reunindo moda, artes e diversão nas noites montadas em Belém. Com seu estilo único, Luiza “Lux” é uma verdadeira It Girl da Amazônia.
























Emídio Contente
Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, fotógrafo, amante da cultura urbana, desde 2007 promove festas e há um ano está à frente da Frica junto com outros cinco amigos. Sempre antenado ao que acontece globalmente e regionalmente, Emídio transporta seu repertorio de vida para seus sets fotográficos e musicais.























Victor de La Rocque
Estudante do curso de "Artes Visuais e Tecnologia da Imagem", Victor começou sua relação com as artes aos 10 anos (através da música) e hoje é um dos artistas expoentes da nova geração, recebendo o "grande prêmio" em salões de arte como Arte Pará (2008) e Pequenos Formatos (2008), além de participar de exposições coletivas e individuais em Belém, Brasília e Fortaleza desde 2007.

Backstage - Editorial Caixa de Criadores

Por Fernando Hage 0 comentários
Ontem montamos um equipe e fomos a Estação das Docas fazer uma série de fotos que mostram um preview do que as marcas paraenses vão apresentar no Mercado de Moda que começa semana que vêm. Postamos algumas imagens no twitter e a repercussão foi bem legal, então vou deixar registrado aqui no blog essas imagens pra dar um gostinho do editorial. Semana que vêm vocês poderão conferir aqui no blog todas as imagens!!!


























Arara com os looks que fizeram parte das fotos. Foram 12 looks misturando o trabalho das marcas participantes. Parece pouco, mas com duas modelos passamos uma manhã inteira para fotografar essas peças...



As modelos Alana (frente) e Marcela (fundo) sendo maquiadas pelo produtor Diogo Carneiro e no momento da última foto. Também fiz um vídeo registrando um dos momentos do editorial, e apesar da qualidade não ter ficado muito boa, postei no Youtube pra colocar aqui pra vocês!!



O twitter da Estação das Docas também acompanhou as fotos e postou no perfil uma montagem registrando outro momento e outra locação das fotos...
































Bom, já deu pra ver bastante coisa por aqui, então esperem pra ver o resultado final que vamos postar na semana que vêm!!!

Busdoor Caixa de Criadores

Por Fernando Hage 0 comentários
Quem mora em Belém e anda muito na rua já deve ter cruzado com o busdoor de divulgação do próximo Mercado de Moda, que tá passeando na traseira de algumas linhas de ônibus da cidade. O visual segue o trabalho da Impulso Design, e vamos admitir, deixou os ônibus com uma "bundinha" legal!! Hehehe. Dá só uma olhada na foto que eu tirei quando parei exatamente do lado de um desses ônibus durante essa semana:

Caixa de Criadores no Colherada Cultural

26 maio 2010 Por Caixa de Criadores 0 comentários
Um dos guias mais legais da internet publicou nessa terça-feira uma matéria muito bacana sobre o movimento da moda paraense que o Caixa de Criadores vêm construindo. O Colherada Cultural é um site feito só por mulheres, carinhosamente chamadas de "colheres", e entre elas está Luty Vasconcelos, que escreveu essa matéria tão legal!























A Luty, pra quem não sabe, é paraense e já teve sua coluna de moda na Revista Top do Diário do Pará, de onde saíram muitas coberturas do que aconteceu nos primeiros eventos que realizamos, como essa coluna de 2007 (abaixo) que achamos nos arquivos do blog.



Hoje a publicitária mantém sempre atualizada a seção de moda do Colherada, cobrindo os mais importantes lançamentos e semanas de moda da capital paulista. Dá só uma olhada em um trecho do que ela escreve na matéria intitulada "Caixa de Criadores é a mostra de moda do norte do Brasil":

Como paraense, posso dizer que esses “meninos” da moda causaram uma interessante mudança de comportamento no consumo fashion em um mercado tradicionalista e difícil que é o da cidade de Belém. As pessoas, que antes compravam apenas grandes marcas, passaram a prestigiar os designers locais.
Algumas marcas trabalham referências da cultura amazônica, outras não se apegam ao regionalismo e seguem em uma linguagem mais contemporânea.  Há também um criativo segmento de moda praia, apesar das praias não serem exatamente na cidade de Belém,  e na sua maioria, de água doce.
Muitas marcas reproduzem referências de moda, o que acredito não ser uma característica apenas daquela região do país. Nesse universo, destacam-se alguns nomes que desenvolvem uma linguagem autêntica de moda autoral, como Bruno Muniz, que desfila também no evento Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Destaque ainda para "Mucha", grife de Paloma Pamplona que trabalha uma linguagem de moda criativa, antenada e muito bem executada, que e já foi convidada a vender na Casa Mauro Freire, em São Paulo. Mas a produção ainda depende de toda uma cadeia produtiva que envolve, costureiras, modelistas, bordadeiras, que ainda está em fomentação.

Para ler a matéria completa clique aqui.

Curso com Mônica Martins - Amanhã!!!

25 maio 2010 Por Caixa de Criadores 0 comentários
Essa é uma notícia de última hora que vai agradar em cheio os estudantes e profissionais de moda da cidade. Amanhã (26.05) começa o curso Desenvolvimento de Tendência & Montagem de Coleção, que será realizado até o dia 01.06 das 19h às 22h no espaço da Ná Fábrica (Rui Barbosa, 1023) . O curso será ministrado por Mônica Martins, formada em estilismo pela Academia Italiana de Moda e com cursos de Moulage, Formação de Tendências (com a francesa Marie Rucki), e passagem pelo atelier do estilista Reinaldo Lourenço no currículo.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas com a estilista Grazi Ribeiro pelo telefone (91) 8156 5872. Oportunidade como é essa não aparece sempre, então não deixem ela passar....

Programação Atualizada da Feira do Empreendedor

24 maio 2010 Por Fernando Hage 0 comentários
Recebemos do Sebrae Pará a programação atualizada de tudo o que rola de interessante para quem trabalha com moda na Feira do Empreendedor, que começa nesta quarta dia 26 de maio. Pra quem ainda não se inscreveu, basta entrar no site oficial da feira que a inscrição é gratuita. A inscrição para cada palestra acontece antes da cada evento, basta chegar com antecedência para garantir sua vaga!! Aproveitem!!

(clique na imagem para ampliar)



Eventos da Próxima Semana

21 maio 2010 Por Fernando Hage 1 comentários
Enquanto o Mercado de Moda Verão 2010 não chega, ainda rolam pela cidade algumas programações interessantes. Já postamos aqui uma seleção dos eventos da área de moda da Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 26 e 30 de maio no Hangar. Na feira vocês também poderão conferir o espaço da ONG Noolhar, que mostrará bolsas criadas pelo Coletivo Caixa de Criadores reutilizando banners publicitários. Acompanhem o nosso twitter (@caixadcriadores) que estaremos fazendo a cobertura do que rola por lá...

Além disso, a FAP/Estácio promove no dia 26 às 20hs um desfile para o lançamento do Outlet Moda com Design, evento que a universidade promove para divulgar os trabalhos dos alunos do curso de Design de Moda entre os dias 26 e 28 de maio. Aproveitem as novidades e aguardem que a partir da semana que vêm nosso blog vai ficar cheio de informações sobre o Mercado de Moda, com perfis das marcas e novidades que todos vão adorar!!!!

IBMODA: Atualização em Moda

Por Fernando Hage 1 comentários
Talvez no início do mês de junho ocorra em Belém um curso super legal pra quem curte criação de moda, mas enquanto a confirmação não chega, divulgamos aqui os cursos de extensão online que o IBMODA está programando para os próximos meses, dica do nosso querido Idéias Vestíveis. Pra quem quer aprimorar conhecimentos sem precisar sair de casa!!

11° EPAMA: Evento de Moda da Semana

12 maio 2010 Por Caixa de Criadores 2 comentários







Quem achou que o próximo evento de moda da cidade (tirando o nosso Mercado de Moda) eram as palestras da Feira do Empreendor daqui a duas semanas, se enganou. Nesta sexta e sábado acontece mais uma edição do Encontro Paraense de Moda e Artesanato, com o tema "Viver a Moda". A programação nos dois dias têm desfiles, feira de moda, oficinas e a palestra da super Carol Garcia, consultora internacional de moda e professora da Anhembi Morumbi. Vale muito!

A palestra com a Carol Garcia acontece na sexta às 19hs, seguida de uma sessão de desfiles no Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência). No sábado, já no Espaço São José Liberto, começam a feira de moda e as oficinas pela manhã e durante a noite rolam duas sessões de desfiles. Para saber mais é só acessar a programação no site do evento.

UPDATE:
Respondendo à dúvidas, para entrar no evento basta levar 1kg de alimento não perecível. Descobrimos também que a primeira sessão de desfiles do sábado vai ser dos alunos do curso de Design de Moda da FAP, mostrando a produção da primeira turma desse que é o segundo curso de moda ofertado por uma universidade em Belém.

Concursos Diseño en Palermo

11 maio 2010 Por Fernando Hage 0 comentários
Essa é quente para todos os designers!! Os concursos do Encontro Latino-Americano de Design, o Diseño en Palermo, extenderam o período de inscrições até 04 de Junho, com inscrições gratuitas e um total de U$4 mil em prêmios. No concurso de cartazes, o tema é "Somos Latinos", e os concursos de objetos têm as categorias "objeto inovador de escritório" e "objeto de luz". Tenho certeza que têm muito designer e ilustrador paraense que pode se dar bem, não custa nada se inscrever. O site para inscrição está disponível em português e têm todas as instruções. Vamos lá gente!!



Nesse ano o evento não realiza um concurso de Design de Moda, como no ano passado, mas na categoria "objeto inovador de escritório" acredito que algumas idéias de moda podem ser mostradas. O Diseño en Palermo é um evento que mistura exposições, palestras e apresentações de trabalhos na Universidad de Palermo em Buenos Aires. Ele acontece entre os dias 27 e 30 de Julho, com inscrições gratuitas, e reuné designers e estudantes de toda a América Latina.


Imagens do livro com os finalistas do último concurso de cartazes Pasión Visual Latina.

Arte Plumária / Roda da Moda

Por Fernando Hage 0 comentários
Como o post Cultura Indígena na Moda foi o primeiro a ganhar um "quero mais" nas reações, achei que seria legal postar o vídeo do portal Roda da Moda visitando uma exposição de plumária indígena que aconteceu em abril na UFRJ. Dêm uma olhada no trabalho meticuloso e nas combinações de cores impressionantes... Inspiração sempre!!



O Roda da Moda, pra quem não conhece, é um espaço virtual cheio de informação cultural boa, principalmente com vídeos que exploram exposições. O site é um projeto da Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, grupo criado pelos mesmos idealizadores do Prêmio Rio Moda Hype.

Importante: Casting de Modelos Neste Sábado!!!

06 maio 2010 Por Caixa de Criadores 2 comentários
Essa notícia é pra todos os modelos que sempre passam e comentam pelo blog interessados em saber quando ocorrerá a seleção de modelos para a próxima edição.

CASTING DE MODELOS
SÁBADO 08 MAIO - 09 DA MANHÃ
ACADEMIA BIORITMO
(RUA BOAVENTURA DA SILVA, 1612, ENTRE ALCINDO CACELA E NOVE DE JANEIRO)

Não percam a oportunidade!!!
Atenção meninas, por favor levem salto alto!!

Presentes Paraenses no Dia das Mães

Por Fernando Hage 0 comentários
O dia das mães tá chegando, e pra quem ainda não comprou um presente especial pras mulheres mais importantes de nossas vidas, o blog do Caixa deixa algumas dicas de presentes, de marcas paraenses é claro. Na barra lateral do nosso blog temos um link especial, MAPA DA MODA EM BELÉM, onde você vai poder encontrar mais de 20 endereços com o melhor da moda paraense. Veja quais são as lojas mais perto da sua casa e aproveite!!

Separamos abaixo algumas sugestões de presentes que você encontra nos endereços do mapa, além da coleção de jóias especial que o Espaço São José Liberto está expondo e comercializando até o dia 16 de maio.




Broches de Coração - Tita Maria (Loja Esquina da Moda)
O blog da Esquina da Moda também separou algumas dicas de presentes.


Vestidos Estampados- Risoflora (Loja Colabora)


Bolsa Estampada e Bolsa Dupla-Face com Necessaire - Flor de Iaiá
A loja da Flor de Iaiá está com uma promoção de vários modelos por apenas R$49,90.

Pra quem pensa em dar uma jóia especial nesse dia das mães, a melhor pedida é conhecer a produção do Espaço São José Liberto, que organizou duas exposições diferentes com uma variedade ótima de jóias para essa data especial. Separamos aqui uma imagem da exposição e o comercial que está sendo veiculado na televisão pra vocês se inspirarem...


Fotos: Eunice Pinto/Ag Pa



As exposições "Amor de Mãe é Jóia" e "Encantadora" ficam abertas até o dia 16 de maio na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas).

Muito amor e estilo nesse dia das mães pra todo mundo!!!
Não esqueçam que todas as lojas que citamos acima estão no mapa da moda em belém.