Paraenses no Colóquio de Moda

10 setembro 2010 Por Fernando Hage

O Colóquio de Moda surgiu no ano de 2004 e hoje é o maior congresso científico da área no País. Nesse ano, a sexta edição começa neste domingo em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi, e contará com diversas palestras e mesas-redondas com pesquisadores e profissionais da moda do Brasil e do exterior, de países como Argentina, Colômbia, Itália, Estados Unidos e Portugal. Além da programação de palestras, diversos alunos e professores do país irão apresentar seus estudos na área de moda, em 14 grupos de trabalhos das mais diferentes áreas como: história, criação, modelagem, figurino, sustentabilidade, fotografia, consumo e têxteis.

Esse post não é pra divulgar o evento em si, já que infelizmente as inscrições acabaram, mas para registrar aqui no blog a participação de cinco paraenses (incluindo eu!) apresentando seus trabalhos no Colóquio entre os dias 13 e 14 de setembro. São quatro apresentações de trabalho e um pôster com exposição do trabalho da estudante da Unama, Janice Rodrigues.

Apesar dos cursos de moda em Belém ainda  serem novinhos, e de que ainda precisamos de mais estímulo para que os estudantes se interessem em "escrever" sobre moda, já podemos dizer que a produção acadêmica da área na cidade realmente começa a dar seus primeiros passos. Dá só uma olhada na agenda de apresentações "paraenses" que rolam no Colóquio:

13.09

Maria Felicia Assmar Maia (Fap-Estácio)
O Luxo na Obra de Dener
GT 9 - Consumo de Moda - Sala 131 - 14h20

Almira Martins (UFPA)
Uso e aproveitamento dos recursos naturais no mercado de moda: diálogos possíveis?
GT 6 - Moda, Sustentabilidade e Inclusão Social - Sala 125 -15h20

14.09

Janice Rodrigues (Unama)
A utilização de corantes naturais no tingimento de substratos têxteis.
Apresentação de pôsters - GT 6 - 14h - Exposição Campus Morumbi

Graziela Ribeiro (Unama)
Figurino na Amazônia - Investigações e Reflexões
GT 12 - Traje de Cena - Sala 123 - 15:20h

Fernando Hage (Senac/SP)
João Affonso: O homem que escreveu o primeiro livro de história da moda do Brasil.
GT 2 - Moda, Cultura e Historicidade - Sala 111 -17h

--

Esses foram os trabalhos que eu encontrei, se alguém souber de mais algum (o que seria ótimo!) joga aí nos comentários pra gente...

0 Response to "Paraenses no Colóquio de Moda"

Postar um comentário