Prêmio para as iniciativas sustentáveis na moda

15 abril 2011 Por Caixa de Criadores
O Prêmio GreenBest é um concurso brasileiro que valoriza as iniciativas sustentáveis em 16 diferentes áreas, como alimentação, transporte, energia, móveis e decoração, iniciativas governamentais, entre outros, incluindo aí a área da moda. Nessa edição, 10 finalistas da indústria da moda brasileira concorrem em votação popular (aberta na internet) e na votação acadêmica.

Na última etapa do concurso com votação online, que vai até o dia 04 de maio no site do concurso, apenas três iniciativas concorrem pelo prêmio final, mas decidimos divulgar aqui todos os 10 finalistas, assim a gente consegue ter um panorama de iniciativas sustentáveis super interessantes que ocorreram no último ano.

1. Peças criadas em BioDenim pelo estilista Carlos Miele, que lançou o tecido na temporada internacional de Nova Iorque.



2. Bolsa com mosaico de madeira reflorestada articulada, lançada pela marca Maria Bonita em 2010 na SPFW, feita em parceria com a designer inglesa Alison Dunplop.



3. Linha de bolsas de Rogério Lima, designer mineiro, criada a partir de sacos de cimento reaproveitados em parceria com a empresa Cauê. (TOP 3)



4. Marca de calçados e bolsas Goóc, criada pelo vietnamita Thái Quang Nghiã, naturalizado no Brasil, que produz peças com lona e pneus reciclados. A empresa, existente desde 1986, criou no ano passado um projeto para transformar 42 milhões de pneus em 210 milhões de sandálias até o ano de 2014. (TOP 3)



5. Fujiro, empresa de Blumenau criada em 2005 que produz uma linha completa de camisetas, acessórios e brindes em malha feita com PET reciclado. Dois milhões de garrafas já foram recicladas pela empresa. (TOP 3)



6. Coleção Verão 2011 da marca carioca Osklen, tingida inteiramente de forma artesanal e com o uso de algodão orgânico em algumas peças.



7. Eden, empresa de São Paulo que produz toda a sua coleção apenas com algodão 100% orgânico e tingimento com corantes e pigmentos naturais.



8. Melissa Corello, criada pelos Irmãos Campana, que utiliza plástico reciclado na composição das peças.





9. Bolsas upcycled criadas pela Redley e apresentadas na edição de Verão 2011 do Fashion Rio, todas feitas a partir de velas de windsurf.



10. Lançamento na passarela masculina de Alexandre Herchcovitch de peças criadas com o tecido EcoSimple, tecido 100% reciclado criado a partir de resíduos têxteis de indústrias de Blumenau.



--



Com tantas iniciativas interessantes, não há dúvidas que as iniciativas sustentáveis e os materiais reciclados chegaram para ficar no mundo da moda.



Lembrando que até o dia 04 de maio ainda dá para votar no site oficial entre a Goóc, a Fujiro e as bolsas Rogério Lima para decidir quem merece o Prêmio GreenBest 2011.

1 Response to "Prêmio para as iniciativas sustentáveis na moda"

  1. Madame Poison Says:

    Superbe!!!

Postar um comentário