Palestras na Caixa

30 novembro 2010 Por Caixa de Criadores
Como a gente já adiantou no twitter, nessa edição também teremos dois dias de palestras dentro do Caixa de Criadores, abordando assuntos interessantes para o mercado de moda e design em Belém. Serão quatro palestras acontecendo na Sala de Desfiles, duas no dia 06.12 e mais duas no dia 07.12, todas gratuitas e sem a necessidade de inscrição, é só chegar! Vamos então conhecer um pouco de cada palestra, seus palestrantes e os horários:



Dia 06.12 - 16h
Case Idéias Vestíveis, com Renan e Natália Viana


O fotógrafo Renan Viana e a estilista Natália Viana, idealizadores do blog Ideias Vestíveis (www.ideiasvestiveis.blogspot.com), contarão como surgiu o projeto de um blog de moda feito em Belém, como é a rotina de atualização de conteúdo, e como são as principais ações realizadas dentro do blog, como editoriais e promoções, desvendando o que um bom blog de moda precisa ter!



Dia 06.12 - 18h
Profissão: Modelo, com Lívia Soares


A jornalista e modelo Lívia Soares, que mantém o blog Belém Fashion News e é destaque em vários anúncios e desfiles da cidade, traz uma palestra sobre a profissão, suas necessidades e regras, além de diversas dicas pra quem procura seguir a carreira de modelo. Lívia, que já participou das primeiras etapas do concurso Brazil´s Next Top Model, também passará informações sobre a rotina de concursos e produções.



Dia 07.12 - 16h
Me Cata Sucata! - Projeto Reconstruções, 
com Maécio Monteiro, Vanessa Simões e Mariana Faro


O Projeto Reconstruções tem a proposta de conceber novos produtos a partir da reutilização de produtos descartados. Para este reaproveitamento são realizadas oficinas onde é aplicada uma ferramenta metodológica própria chamada REUSE. Na palestra será apresentada filosofia do projeto, a metodologia REUSE e o processo de confecção dos produtos vendidos no Caixa de Criadores.


O projeto está sendo desenvolvido em 3 etapas: a primeira foi realizada em setembro/outubro de 2010 e envolveu estudantes de design de várias faculdades de Belém. Os produtos vendidos no Caixa são resultado da segunda etapa do projeto, onde foram trabalhados resíduos coletados numa sucata da periferia de Belém. Um grupo de arquitetos, designers e estudantes da área se reuniram por cerca de 1 mês para desenvolver peças criativas, ecológicas e cheias de histórias pra contar. São aproximadamente 35 novos produtos, antes descartados no lixo, que ressurgiram dentro do conceito de Design Ecológico. Já a terceira etapa está prevista para acontecer no início de 2011, e terá como público ongs e cooperativas que trabalham com reciclagem e reutilização. 






Dia 07.12 - 18h
Moda como Política Cultural, com Fernando Hage
Mesa-Redonda: Marília Tavares, Selma Sousa (Sebrae-Pa), Vera Goretti (100% Amazônia) e Cassiane Dantas (GT MinC).

Nessa edição do Caixa de Criadores realizaremos uma palestra/reunião para discutir os últimos avanços ocorridos no Ministério da Cultura em relação ao setor da Moda. O designer Fernando Hage, representante da região Norte na última reunião do Conselho Nacional de Políticas Culturais, vai apresentar todo o processo de criação de um colegiado de moda no Ministério da Cultura que ocorreu no ano de 2010, além de todas as ações que já estão sendo desenvolvidas.
Junto com o grupo formado por Marília Tavares (Representante Norte), Selma Sousa (Sebrae-Pa), Vera Goretti (Ong 100% Amazônia) e Cassiane Dantas (GT MinC), serão discutidas quais são as principais demandas do setor da moda em Belém. Contamos com a participação de todos os interessados para que possamos discutir e buscar formas de desenvolver o setor junto ao Ministério da Cultura.

---

Bom gente, com tanta informação importante pra quem trabalha com moda e design, dá pra aproveitar todo o Mercado de Moda e ainda fazer da segunda e da terça dias de interessantes discussões e aprendizado. Então aproveitem essa oportunidade de pensar moda dentro do Caixa de Criadores. Contamos com a presença de todos, afinal a entrada é gratuita e nem precisa se inscrever!!

0 Response to "Palestras na Caixa"

Postar um comentário