O Movimento não acaba por aqui...

06 julho 2008 Por Caixa de Criadores 3 comentários
Hoje é o último dia do Mercado de Moda. Esperamos ter superado as expectativas de todos e ter construído novos momentos a serem recordados na pequena memória da moda parense. Foi um prazer colaborar o conteúdo online do evento, e sei que esse blog não pára por aqui, pois mesmo faltando realmente a cobertura completa dos desfiles e mais fotos da movimentação, que chegam logo logo, ainda tenho muitos planos pra essa plataforma que tem tudo pra dar certo.
Mas do que realizar desfiles e movimentar a moda na cidade de Belém, nosso maior objetivo como Caixa de Criadores é estruturar gradativamente o mercado e a produção de moda na cidade de Belém. Vemos moda como uma forma de expressão sim, mas também como um negócio importante para a região por isso que nossa maior ação é a profissionalização desse mercado. Saiu no site JóiaBr:

“O Caixa de Criadores é um sucesso, ao mostrar a capacidade criativa e empreendedora de jovens artistas da terra. Como as jóias e o artesanato comercializados no São José Liberto sempre estão em sintonia com as tendências da moda, o evento está em plena harmonia com a nossa produção joalheira e artesanal. Por isso, firmamos essa parceria para fortalecer, cada vez mais, iniciativas dessa natureza”, ressalta a diretora-executiva do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama), Rosa Helena Neves.


Como foi citado, a realização deste evento no Pólo Joalheiro é o resultado de um processo de evolução da estrutura do evento e um exemplo das parcerias criadas com instituições como o Sebrae e as empresas que patrocinam o evento. Mais com certeza, o maior resultado está entre quem faz realmente esse projeto. O primeiro parabéns vai para os organizadores (Clara, Junior, Jackye e Diogo), que junto comigo, acreditam nesse projeto e fazem acontecer há um ano e meio.
Antes de falar das marcas em si, quero parabenizá-las pelos desfiles que mostraram trabalhos mais amadurecidos e pela equipe de produção e fotógrafos que fizeram tudo dar certo e nos deixaram imagens lindas. Lindas mesmos são a modelos, que estão se profissionalizando cada vez mais e criando um casting maravilhoso. Entre tantas imagens, ficaram pra mim as da modelo Anne Vieira, que fez fotos lindas, mas ela é só a representação de todas essas meninas que dão o que falar.








Modelo Anne Vieira. 1ª foto: Gabriela Amaral. fotos seguintes: ParáNews

Bom, agora vêm o principal, as marcas. Não tenho nem como expressar meu carinho por todos que acreditam na idéia e por muitos que estão no evento desde o seu início, mostrando compromisso e evolução em transformar suas marcas em negócios de verdade. Mas nunca podemos esquecer dos que nesse evento iniciam suas participações, pois mostram o desejo de desenvolvimento em nossa região, e isso vale muito. No site ParáNews, três marcas foram citadas e as três são novas no pedaço: Renata Segtowick, Yorrana Maia e Adriana Cândido. A última citada é nossa primeira participante de fora de Belém. Adriana veio do Espírito Santo e trouxe uma coleção toda em tecidos ecologicamente corretos como a malha de bambu e o algodão orgânico. Esperamos que esse seja o início de vários eventos para todas essas marcas e que muitas outras marcas possam se desenvolver no mercado, afinal de contas, queremos fazer dessa cidade um pólo de novos idéias. Esse movimento ainda promete muito, acreditem.







Fonte: ParáNews

E por aqui pelo blog você fica sabendo de tudo. Em breve teremos todos os desfiles e onde você pode encontrar todas as marcas que participaram do evento. Já divulgamos aqui os endereços de quem já tem loja física, mas quem disse que não dá pra encomendar virtualmente. Até mais.








Especialmente pelo blog, quero deixar um agradecimento as meninas do Moda de Rua em Belém, que nos mandaram muitas fotos e conteúdos que ainda entrarão por aqui. Obrigado!


postador por Fernando Hage

05 julho 2008 Por Caixa de Criadores 0 comentários
















Imagem de Gabriela Amaral.
Backstage do Desfile Caixa de Criadores.













































Pessoas que passam pelo evento.
Fotos enviadas por Andrea Pacheco.


Enquanto isso...

04 julho 2008 Por Caixa de Criadores 0 comentários







(clique na imagem para ver a charge ampliada)

Últimos dias de Mercado de Moda. Tempo de correr pra não deixar aquela peça maravilhosa cair nas mãos de outra pessoa. Essas são imagens do Flickr da marca Kutrukas, uma pequena brincadeira com a movimentação do evento que como você pode ver, anda agitado. Com tanto corre-corre resta saber o que calça os pézinhos ligeiros de tantas consumidoras.
Bom, no verão já surgem duas máximas: rasteira e sapatilha.









(clique na imagem para vê-la ampliada)
Fonte: Orlando Maneschy (1ª foto) e Moda de Rua de Belem


A Kutrukas (marca das fotos da charge) fez uma ótima proposta com as famosas sandálias de dedo bem no estilo "do it yourself", seja com tiras pra prender no tornozelo ou com a ótima idéia de forrar o peito do pé no estilo "gladiador", e tudo em cores neon. Pra ver que esse é um desejo que também rola na rua, uma visitante do evento apareceu com um sandália rasteira, mas com um tecido que embrulhava seu tornozelo. Mandou bem.
Como aconteceu com as cores vibrantes, essa vontade "gráfica" também apareceu nos sapatos do desfile com uso do jogo bicolor, como na sapatilha classuda da estilista Yorrana Maia ou na sandália de tiras pretas e brancas da marca Miss B.

Como falei no post Desejos da Temporada, o jogo entre preto e branco é uma das coisas que prometem nesse verão paraense. Calhando perfeitamente com a situação, a estilista Graziela Ribeiro disponibilizou no YouTube seu desfile, que tem como ponto de partida exatamente o jogo entre preto e branco, lisos ou estampados. Assita o vídeo logo aqui em baixo.








P.S: Lembrando, você tem até domingo pra visitar o Mercado de Moda - Caixa de Criadores.




postado por Fernando Hage

03 julho 2008 Por Caixa de Criadores 2 comentários








Cobertura da coluna-site ParáNews, para acessar a galeria clique aqui.





















"O momento mais strange-in-the-nice foi o vestido de noiva que vai fugir após dizer não..."

Imagem "Abusos" e frase de Orlando Maneschy. (Desfile Só Maria)


Desejos da Temporada

Por Caixa de Criadores 4 comentários
Bom, a partir de uma super contribuição do blog Moda de Rua de Belém, recebemos algumas fotos dos desfiles que aconteceram no último sábado. São fotos que mostram o amadurecimento das marcas e da estrutura do evento. Pra quem não sabe, já que todas as marcas estão super enlouquecidas com a organização e comercialização de suas coleções e existe essa "pessoa-idealizadora-organizadora" (eu, Fernando Hage, que escrevo dando suporte no conteúdo online), que não me encontro em Belém e sim em São Paulo, fiquei recebendo todas essas imagens de um evento que "respiro" diariamente e pensei em criar um conjunto que fizesse sentido pra todas essas vontades de moda, vontades que traduzidas em desfiles definem esse movimento muito maior que é o Caixa de Criadores.

Em vez de postar seguidamente marcas e suas respectivas fotos (o que vai rolar quando tiver as coleções completas), aqui vêm um grupo de desejos que transitaram pelo Jardim do Pólo Joalheiro, uma amostra do que as marcas proporam nesse
delicioso universo que é a moda.
Alguém aí pode dizer que tô sendo pretensioso e querendo ditar tendências, mas isso aqui não é tendência, é o que está sendo comercializado durante toda a semana no 5º Mercado de Moda, pois pra quem não sabe, o verão paraense é agora, é simplesmente comprar e sair na rua. Por isso podemos chamá-los como os desejos das marcas para o povo acontecer nessas férias de verão, já que aqui (ou melhor, aí) é tempo de muito sol e hora de ir para a praia.

(é só clicar nas imagens para vê-las ampliadas)


Praia pra Valer
Delicada e provocativa, a moda praia nada tem de careta, com biquínis com laços, babados e mistura de estampas (muitas bolas). Para um clima mais chique, tipo um passeio de iate pelo rio, rola uma mala retrô como acessório, o conjunto chapéu- bolsa estampada - maiô classudo, ou apenas um bolero que faz toda a diferença.












da esq. para dir.: Mirella Melo, Mirela Mello, SouJackye, maiô Miss B/ bolsa Bendita, Mucha.


Preto e Branco
A base branca dá o frescor do verão e o preto vêm por cima nos mais variados motivos, além dos recortes, que ajudam no efeito gráfico das peças.




















da esq. para dir.: Eubelem, Emiliah, Graziela Ribeiro.


Cintura Alta
O desejo da cintura alta continua batendo ponto e isso é um sinal de que as coisas estão mudando, mas cadê isso na rua? Quem sabe não rola em um shortinho de verão heim?















da esq. para dir.: SouJackye, Cabrália, Martinelli.


Blusão, Macacão e Estampas
Desejos quase convictos de verão, aquela bata imensa e super clássica convive bem com as estampas e os macaquinhos que se renovam em cores super vivas, as mesmas daquela blusa de botão que podia ser do seu namorado e que você coloca por cima do biquíni quando sai da àgua. Ou talvez daquele vestidinho que você coloca no carro e tá pronta pra noite, ainda mais se tiver os ombros bronzeados à mostra.














da esq. para dir.: Miss B, Água Benta, Água Benta, Kutrukas.


Acessórios
Cheios de charme e em alguns momentos irreverentes, são as peças ideais pra fechar com estilo os looks confortáveis de verão.











da esq. para dir.: Mucha, Flor de Iaiá, Mariana Bibas, Mariana Bibas.



Construções
A construção é um tema muito pertinente quando se trata de criação. Seja no desejo de transformar formas em detalhes, seja na construção e reconstrução de conceitos, o exercício de estilismo é uma iniciativa que nos leva a vislumbrar novas possibilidades no universo da moda.















Construção de Formas (da esq. para dir.): o estudo de formas geometricas dá vazão aos detalhes do short da marca Adriana Candido e do decote da blusa de Yorrana Maia. Já o busto de um vestido é espaço para possibilidades com babados ou pregas, nas marcas de André Rocha e Maria Belém.











Construção de Conceitos (da esq. para dir.): A designer Yorrana Maia constrói sua coleção nas múltiplas referências do universo do "chorinho", como acontece com o uso de "chapéus" de vinil. Assim como no trabalho de Yorrana, a marca Maria Belém utiliza cores neutras que podem parecer distantes do clima "esperado" para um verão, mas dão vazão ao estudo de formas e detalhes. Já a marca Só Maria, busca reconstruir idéias para a moda-festa, trabalhando um conceito ainda pouco pensado por essa nova geração de criadores.


E os homens?
É, sempre sobra pouco espaço pros homens nesses momentos, mas o pouco que rolou foi suficiente pra mostrar que desde os homens de atitude mais rocker até os mais ligados à natureza, todos terão opções neste verão.
















da esq. para dir.: Quiquiriqui, Eubelem, Lojas Visão.



Bom, espero ter conseguido compreender um pouco de tudo que rolou e ainda vai rolar nesse Mercado de Moda. Toda essa cobertura, como falei anteriormente, se deu graças a colaboração da Mariana e da Renata do blog Moda de Rua de Belém, que além dos desfiles, estão cobrindo os looks de quem carrega estilo em terras tropicais e visita o nosso evento. Em breve rola um post do que de mais bacana passou por lá, mas enquanto isso, dá uma passada no blog delas.
E pra quem quiser curtir todo o estilo dessa galera e ainda escutar boa música, rola nesta quinta dia 03 a festa Som na Caixa + Bulhufas, que pede traje "abeesurdo ou algo rupestre".

Não tem como perder. E eu fico por aqui. Até mais.




























postado e reeditado por fernando hage

No Mercado de Moda o povo também dança....

01 julho 2008 Por Caixa de Criadores 0 comentários
Como todo ano, a programação do Mercado de Moda vai muito além dos desfiles, stands e lounges do evento. Hoje a programação traz dois grupos de street dance pra dar um chacoalada no público e mostrar que moda e muito mais que roupa, é estilo de vida e tem tudo a ver com que rola na rua. Então fique ligado que no início da noite os grupos Street Dance e Mirai estarão se apresentando no espaço central do São José Liberto.




















Essa é a imagem de divulgação do grupo Mirai, especializado em pop asiático, olha só que interessante! Pra ir no multiply dessa galera, é só clicar aqui.