Pensando Caixa: A Evolução do Projeto

15 junho 2008 Por Caixa de Criadores
Já participaram do evento um total de 57 marcas. Dessas marcas, 03
acabaram mudando de nome durante as temporadas e 03 que eram
comandadas por duplas acabaram com seus mentores separados, mas
convivendo sem problemas e encaminhando outras propostas. Também
tiveram os que se acabaram se juntando, seja dividindo o espaço no
evento ou até juntando os nomes, como Diego Algaranhar e Carol Gama,
que viraram a Algaragama.
Outras marcas foram além e decidiram abrir lojas juntas. É o caso do
atelier de Tita Maria e Emiliah, do espaço Des Amies, das marcas
Mucha, Naisha Cardoso, Bendita e Miss B; e a recém-inaugurada loja das
marcas Maria Belém, Mariana Bibas e Só Maria. E o melhor de tudo que
todas essas marcas se conhecerem dentro do Mercado de Moda. Também,
com um total de cerca de 160hs de evento contabilizadas, dá realmente
pra se conhecer melhor. Alguns, como as marcas EUBELEM, Moara Brasil,
Àgua Benta e futuramente Yorrana Maia, preferiram enfrentar a parada
sozinhos e abrem suas próprias portas para os consumidores.

Pasmem, já foram realizados 48 desfiles entre 2 e 10 looks por marca.
O primeiro super lotou o Armazém Santo Antônio, o segundo pela
primeira vez colocou a moda dentro da Galeria Graça Landeira da Unama
e o terceiro foi um sucesso ao pôr-do-sol no anfiteatro do Memorial
dos Povos. Nessa quinta edição, 27 marcas vão movimentar o jardim do
Espaço São José Liberto.
Não vamos deixar de fora os desfiles dentro do RDesign (Encontro
Regional de Estudantes de Design) e o lançamento do verão na
Assembléia Paraense, que colocou tendências da moda praia em uma
passarela montada dentro da piscina. Com tudo isso, tivemos a
participação das marcas Maria Belém e Mucha na edição do Oi Fashion
Tour Belém e outras 14 marcas no segmento de novos criadores do
desfile Mandinga de Moça, realizado a pouco pelo SEBRAE.

Mas não é só de glamour que vive essa idéia, o conhecimento também
entra em pauta nas ações do Caixa de Criadores. Dois filmes
relacionados ao universo da moda tiveram sessão comentada na edição em
parceria com a Unama, que também realizou uma mesa-redonda com os
organizadores do evento na semana acadêmica do curso. Em parceria com
o shopping iguatemi, alguns participantes fizeram uma palestra sobre
Processo Criativo para finalistas do concurso Criando Moda. Sobre o
cenário da moda na cidade, o designer Fernando Hage apresentou uma
palestra no RDesign junto à uma sessão de desfiles. Junto ao Centro de
Design, Fernando também também ministrou o curso Produto de Moda,
iniciativa realizada após a parceria do centro que se iniciou com
Mariana Sampaio, que participava do mercado com a marca SambaCriôla e
ministrou o curso Meio Ambiente, Reciclagem e Moda.
Agora o projeto busca capacitar os criadores às questões
administrativas, muito importantes para o desenvolvimento das marcas,
e o Sebrae oferece às marcas cursos como Controles financeiros,
Formação de preços e Tributação na micro e pequena empresa.

Entrando no universo da arte e da música, o primeiro evento foi espaço
de exposição de artitas visuais paraenses e durantes essas edições
mais de 15 djs puderam demonstrar suas expressões musicais. Além
desses artistas, o trabalho das marcas foi além das araras e
passarelas e virou parte de algumas exposições. A primeira foi uma
coletiva de imagens de moda que formaram um painel na entrada do
evento realizado na Unama.
Onde roupas fizeram as vezes de objetos conceituais, moda e cinema se
relacionaram no Criando Moda do Iguatemi, a identidade amazônica foi
explorada na exposição da 1º Amazonia Fashion Week e roupas assinadas
uniram moda e arquitetura em espaços de decoração da mostra Living
Leal Moreira.

O Caixa também busca constantemente criar e apoiar ações sociais e
ambientais. Já foram distribuídas 200 mudas de árvores para os
visitantes do evento, crianças receberam no Natal brinquedos doados
pelos visitantes e associações de costureiras do SEBRAE são apoiadas
em projetos como o de reciclagem de lixo, que acontece em parceria com
alunos de Design da Uepa nessa quinta edição.

É assim que o mercado de moda em Belém se movimenta, sabendo que ainda
há muita construção e descontrução pela frente. Bom, mais do que isso,
é só esperar mais alguns meses.



Texto: Fernando Hage

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