Artesanato paraense na temporada de moda carioca, e outras possibilidades

17 janeiro 2012 Por Fernando Hage
Aconteceu na última semana a temporada de moda carioca, com os eventos Fashion Rio e Fashion Business ocorrendo simultaneamente. Entre tendências, modismos e muitas "cópias" do que se vê nas semanas de moda internacionais, a jornalista e expert em moda Cristina Franco montou dentro do Fashion Business o Espaço Mãos, que ia na contra-mão de tudo isso e apostava na tradição criativa e artesanal brasileira, que nos faz um país com uma forte economia criativa de norte a sul.

Pintura em tecido dos índios kayapó, no Pará, apresentada na exposição idealizada por Cristina Franco.
(Reprodução/Heloísa Marra)


No espaço de Cristina Franco, um dos destaques foi a coleção Manualidades, que nasceu a partir do workshop que a jornalista fez em parceria com designers paraenses do Pólo Joalheiro, que já falamos aqui no blog. Pesquisando na internet, encontramos uma matéria no site da jornalista Heloísa Marra que mostra mais detalhes da mostra, incluíndo aí um vídeo aonde a idealizadora da expoção explica pessoalmente as peças criadas aqui no Pará logo no início da entrevista.


A consultora ao lado dos produtos criados em 2011 por designers e artesãos do Pólo Joalheiro - Espaço São José Liberto, em Belém (Reprodução/Heloísa Marra).



"O artesanato é a espinha dorsal do luxo"
Frase de Cristina Franco em entrevista para Bruno Astuto.

Um outro destaque da semana de moda carioca, agora já no Fashion Rio, foi o desfile do pernambucano Melk Z Da, que inspirado nas bonecas de barro criadas por todo o país, trouxe para a passarela vestidos com aplicações de barro e colares de strass com rosas e babados em barro, feitos em parceria com a artesã Rosário Carvalho, de Caruaru (PE). O material, conhecido de todos, chamou a atenção pela sua inovação na moda, e isso têm tudo a ver com o Pará também, pois em junho de 2011 a coleção Costurando Sonhos Cikel-Unama já apresentou botões, miçangas e colares feitos do barro que dá origem as conhecidas cerâmicas marajoaras da cidade de Icoaraci, distrito de Belém. Esperamos que o projeto desenvolvido pela recém graduada em moda, Marina Paola, que desenvolveu este trabalho em cerâmica também no seu TCC, tenha inspirado o trabalho de Melk, que por fim inspirou muitos fashionistas a pensar novas possibilidades para o vestir contemporâneo.

Detalhe de um dos looks de Melk Z Da construído com aplicações de barro e colar do mesmo material (Reprodução/FFW)


Imagens do desfile da coleção Igaçaba, vencedora do concurso Costurando Sonhos 2011, apresentado na 11º Caixa de Criadores - Junho/2011 
(Reprodução/Renan Viana)

0 Response to "Artesanato paraense na temporada de moda carioca, e outras possibilidades"

Postar um comentário