Vem ai a 1ª edição da incrível e democrática do Pará-da-Fashion, a primeira passeata de moda do Norte!!!A ideia é transformar as ruas da capital em uma grande vitrine que irá mostrar os trabalhos de diversos profissionais, estudantes e artistas nas categorias moda, arte e beleza.
Mas se você não é estilista, também vai poder participar trazendo seu trabalho em artes plásticas, fotografia etc. Também pode promover intervenções artísticas ao longo do trajeto, preparar uma performance para ser apresentada ao final da passeata ou qualquer outra coisa que você queira fazer. Chame seus amigos! Monte seu bloco! Vale tudo, só não vale ficar em casa!
O Pará-da-Fashion, será no dia 16 de Dezembro de 2012, às 9:00 em frente ao Theatro da Paz
Posted in
alunos de moda,
arte e moda,
flash mob,
moda urbana,
novos criadores,
novos modelos,
pará-da-fashion,
parada,
passeata,
teatro da paz
A estilista Natália Viana, da marca Quiquiriqui, conhecida também pelo blog Idéias Vestíveis, está realizando uma pesquisa de mercado para pessoas que vendem produtos do setor da moda. Vale para marcas locais que possuem ou não loja física ou virtual, mas que têm produtos para vender; lojistas; e até pessoas que vendem produtos importados.
Participe da pesquisa
clicando aqui.
Posted in
belém do pará,
blog idéias vestíveis,
cadeia produtiva da moda,
loja colaborativa,
lojistas,
mercado de moda,
negócios de moda,
pesquisa de mercado,
produtos de moda,
quiquiriqui
O CLIC, evento que discute as mais diversas manifestações do contemporâneo, abriu inscrições para os interessados em apresentar seus artigos acadêmicos, e também para quem quiser participar das mesas, palestras apenas como ouvinte.
Para quem tem um trabalho da faculdade, um TCC, um artigo escrito e até uma ideia na cabeça ainda pode inscrever seu artigo para as Divisões Temáticas em 9 áreas como Moda, Imagem, Literatura, Comunicação, Perfomance, Música e Cibercultura, até o 26 de outubro (esperamos que o prazo se estenda um pouco).
A divisão temática "Moda e Design na contemporaneidade: diálogos, práticas e possibilidades"será comandada pela estilista e professora Yorrana Maia, que também mediará uma mesa-redonda sobre o tema Economia Criativa e Moda. Para mais informações e novidades da programação, visite o
Portal Clic. O evento acontece 20 a 23 de Novembro na Livraria Saraiva do Shopping Boulevard.
Posted in
artigos acadêmicos,
clic,
comunicação,
cultura,
design,
economia criativa,
evento acadêmico,
linguagens,
moda,
seminário
Na última quinta-feira passou por Belém o Forúm de Inspirações - Verão 2014 da Assintecal, que roda o Brasil destacando tendências para o mercado. Como já acontece há algumas edições, são apresentados 3 conceitos que, segundo a ideia dos pesquisadores por trás do dossiê, devem ser explorados em porcentagens dentro da coleção. O terceiro conceito, para a maior parte dos consumidores (60%); o segundo conceito, para 30% da coleção; e o terceiro conceito com 10% da coleção, com conceitos mais de vanguarda.
Nesta edição o Fanzine (livro-catálogo distribuído durante a palestra) também contém exercícios para ajudar os empresários e estilistas a entenderem melhor de seu próprio negócio para poder aplicar novos produtos.
Nesta edição as principais idéias giraram em torno da floresta, dos grafismos e das manualidades (Conceito 3); da Sinusidade de Curvas, do ritmo e do excesso (Conceito 2); e das Memórias sobre o cotidiano e seus objetos (Conceito 1). Em vez de explicar melhor cada conceito, já que você pode ter acesso a todo este material na internet, vamos citar alguns destaques criativos entre a centenas de imagens apresentadas.
No Conceito 3, natureza e indústria se encontram, revelando riquezas indígenas entre um olhar contemporâneo, como no trabalho de Cordula Kehrer e sua cestaria híbrida. No campo da arte, esse embate entre o homem e seu meio é retratado nas esculturas de Rob Mulholland, que se mimetizam na floresta; e na moda, Miguel Adrover reconstrói o imaginário de moda com a idéia de uma mulher do futuro que se depara com roupas sem nunca as ter visto, criando assim novas construções em uma colagem interessante.
|
Cordula Kehrer |
|
Rob Mulholland |
|
Miguel Adrover |
No Conceito 2, a elegância de curvas sinuosas como as do Copan (SP) e o jogo gráfico de camadas, elementos ópticos se une ao excesso do barroco brasileiro e suas densas formas. Entre os trabalhos apresentados, destacam-se a construção e o luxo dos vestidos do estilista Tex Savério, da Indonésia, e o trabalho de bricolagem barroca dos irmãos Campana.
|
Tex Savério |
|
Detalhe da última criação dos Irmãos Campana |
No conceito 1, objetos caseiros, coisas do passado, e construções artesanais de requinte, como bordados e rendas, chegam para colorir memórias dentro dessa inspiração, como por exemplo no trabalho handmade de Severine Chauvet. Entre os destaques mais curiosos, a coleção de colares feitos com cabelo sintético de Kerry Howley e a instalação
Blackfield de Zadok Ben David, um jardim com plantas feitas em chapas metálicas, de uma riqueza de detalhes e cores única.
|
Severine Chauvet |
|
Kerry Howley |
|
Blackfield, de Zadok Ben David |
Para ter acesso ao conteúdo completo do Fanzine Verão 2014 de forma rápida é só acessar o
site do Fórum de Inspirações. Se quiser fazer o download da versão para impressão, é só
clicar aqui para abrir. Desejamos boas inspirações para todo mundo!!!
Posted in
adrover,
assintecal,
barroco,
campana,
cartela de cores,
chauvet,
floresta,
fórum de inspirações,
howley,
kehrer,
memória,
mulholland,
saverio,
tendências,
trabalhos artesanais,
verão 2014,
zadok ben david
Com o final da Loja Pop-Up e o incrível desfile no Museu do Estado do Pará que ainda repercute até hoje de tão lindo que foi, e a chegada de uma fase movimentada pra moda local que é o período que antecede o Círio de Nazaré, e com uma cobertura mais completa pela Fan Page do Caixa de Criadores no Facebook, o "blog do caixa" ficou um pouco de lado mas vai retornando com sua divulgação da agenda de moda e cultura criativa da cidade de Belém. Em breve postaremos os links pra todo mundo lembrar de cada um dos 12 desfiles dessa 12a edição e já já chega nas ruas o Mapa da Moda Paraense.
Esperamos que os paraenses todos tenham tido um início de Círio neste último domingo (14/10), e a festividade ainda nos próximos 15 dias, mudando completamente o espírito da cidade de Belém.
|
A modelo Alanna Pingray na última loja pop-up vestindo camiseta da marca Santos de Casa com a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, short da Eubelem e bolsa com estampa do Ver-o-Peso da marca Adue. |
Cerca de 80 kg de leite arrecadados
durante a 12ª edição do Caixa de Criadores foram doados à Fundação Pestalozzi
do Pará, nesta quinta-feira, às 16h, na sede da instituição, localizada na
Avenida Almirante Barroso. Dois dos organizadores do evento, o designer Junior
Oliveira e o produtor Diogo Carneiro, representaram o coletivo de moda e fizeram a
entrega oficial da doação a funcionários e alunos da fundação.
O leite foi arrecadado durante o
desfile de abertura do evento, realizado no dia 18 de setembro, em frente ao
Museu Histórico do Estado do Pará. Mais de 100 convites para assistir ao
desfile foram trocados por pacotes de leite. A campanha também se estendeu durante
os cinco dias de evento, tendo a Loja Pop Up do Caixa de Criadores, que
funcionou dentro do Museu do Estado, como ponto de arrecadação.
“Ficamos muito felizes com a atitude
de vocês. A nossa maior necessidade é realmente alimentação, e seria muito bom
que todos tivessem essa iniciativa”, comemora Elvineia Barbosa, auxiliar
administrativa da fundação, que atualmente atende 300 crianças, jovens e
adultos no pólo de Belém e 280 no pólo de Icoaraci. Quem quiser colaborar com a
Fundação Pestalozzi pode entrar em contato pelo telefone: (91) 3243 4134.
Solidariedade – Em todas as
edições, o Caixa de Criadores promove uma campanha de arrecadação para
conscientizar o público e estimular o espírito de solidariedade. Dentre as
instituições que já foram ajudadas, estão a Fundação Santa Casa de
Misericórdia, O Hospital Ophir Loyola e o Abrigo João de Deus. Na 11ª edição, o
Caixa de Criadores entregou cerca de 300 fraldas descartáveis à maternidade da
Santa Casa.
Leite arrecadado durante a 12ª Edição do Caixa de Criadores
Venha conferir a Loja Pop Up na 12ª Edição do Caixa de Criadores. A loja funciona até domingo, 23, no Museu Histórico do Estado do Pará (Pça Dom Pedro II, s/n), que fica ao lado da Prefeitura de Belém. O horário de funcionamento é de 15h às 21h.
Além da loja, você ainda confere uma exposição fotográfica mostrando o melhor das passarelas do Caixa de Criadores dos últimos 06 anos, e ainda pode contribuir doando pacotes de leite para a Fundação Pestalozzi! Venha conferir tudo de perto!!! Esperamos por vocês!
Loja Pop Up - Foto: Rogério Uchôa
Acessório Beta Freitas Metal Design - Foto: Lidiane Campos
Acessório Da Tribu - Foto: Lidiane Campos
Vestido Vivi Moda Exclusiva - Foto: Lidiane Campos
Bolsa Madame Floresta - Foto: Lidiane Campos
Blusa Eubelem - Foto: Lidiane Campos
Colete Adue - Foto: Lidiane Campos
Sapato Maria Valentina - Foto: Lidiane Campos
|
Exposição Fotográfica com curadoria de Orlando Maneschy |
Posted in
12a edição,
agenda belém,
caixa de criadores,
desfiles,
exposição,
loja pop up,
lojas de belém,
marcas paraenses,
marcas participantes,
museu histórico do estado do pará,
orlando maneschy
O Caixa de Criadores sempre procura ir além da passarela. A responsabilidade social e a promoção da solidariedade é outro compromisso do Caixa. Todos os anos, uma instituição filantrópica é escolhida para receber donativos arrecadados durante o evento.
Nesta edição, a beneficiada será a Fundação Pestalozzi do Pará, instituição filantrópica que há 56 anos se dedica à educação especial de crianças, jovens e adultos. O Pestalozzi receberá as doações de leite que continuam sendo arrecadadas na loja Pop Up, no Palácio Lauro Sodré, até o próximo domingo, dia 23.
A meta do Caixa é entregar à instituição, que atualmente passa por grandes dificuldades, um total de 150 quilos de leite. Até o momento, já foram arrecadados 80 quilos. Se você quiser participar da campanha, basta entregar seus pacotes de leite (na quantidade que puder) às atendentes do Caixa, na loja Pop Up, das 15h às 21h.
Fachada do Museu Histórico do Estado do Pará onde acontece a 12ª Edição do Caixa de Criadores
Foto: Cláudio Santos/ Arquivo - Agência Pará
O Caixa de Criadores deu
início à sua 12ª edição na noite desta terça-feira, 18, com desfile ao ar livre
em frente ao Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Doze marcas paraenses
desfilaram suas criações para um público de mais de 700 convidados. Nomes conhecidos
da música paraense fizeram, ao vivo, a trilha sonora do desfile de algumas
marcas. A cantora Juliana Sinimbú abriu o desfile de Vivi Moda Exclusiva;
Patrícia Rabelo cantou durante o desfile da marca KDesign Acessórios, e a Banda
Gang do Eletro encerrou o evento com uma apresentação performática no desfile
da Eubelem.
A
12ª edição do Caixa de Criadores é uma realização da Associação Moda Pará, tem
patrocínio do Sebrae no Pará e apoio institucional da Secretaria Especial de
Estado de Promoção Social (Sepros) por meio do Instituto de Artes do Pará
(IAP). O evento também tem apoio do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) e
do Curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama).
Para
Selma Sousa, Gestora de Projeto Setorial no Sebrae Pará, apoiar o Caixa de
Criadores é incentivar a moda autoral a se expandir para o mercado nacional. “O
Sebrae apoia o Caixa já há algum tempo, nós desenvolvemos com as marcas ações
de gestão empresarial, de design e de mercado e a gente começa a ver o
resultado dessa parceria quando as marcas são convidadas para eventos fora do
Estado e têm aceitação lá fora”.
Edila
Porto, coordenadora do Curso de Moda da Unama, afirma que o Caixa de Criadores
abre um leque de possibilidades para os jovens estilistas que estão sendo
formados pela instituição. “O Caixa de Criadores foi um movimento de moda que
surgiu no momento em que a cidade estava precisando. Somos parceiros do Caixa
de Criadores desde a primeira edição, e nesses quase seis anos a gente vem
sempre acompanhando, formando esses novos estilistas na região e colocando eles
dentro do Caixa de Criadores para que tenham experiência de mercado”.
O
Caixa de Criadores continua com sua programação nesta quarta-feira, 19 – que
segue até domingo (23) - com duas atrações: uma Loja Pop Up e uma exposição
comemorativa dos seis anos do evento – que serão completados em dezembro deste
ano - com 30 fotos de desfile e backstage de edições anteriores do Caixa. Tudo
está funcionando na sede do MHEP, que fica dentro do Palácio Lauro Sodré, no
bairro da Campina. O horário de funcionamento é de 15h às 21h com entrada franca.
Desfile Ná Figueredo - Foto: Neto Soares
Desfile Mariana Bibas - Foto: Neto Soares
O desfile de abertura da
12ª edição do Caixa de Criadores, nesta terça-feira (18), às 19h, será
reservado a convidados. Mas a organização do evento reservou 150 convites para
serem trocados, uma hora antes do desfile, por 2 kg de leite. A doação será
destinada à Fundação Pestalozzi do
Pará, instituição filantrópica que há 56 anos se dedica à educação especial de
crianças, jovens e adultos.
Quem
puder ajudar a instituição, que atualmente passa por dificuldades, é só estar
presente no dia desfile, trazendo sua contribuição. É preciso estar munido
também de espírito de solidariedade, cooperação e muita vontade de ver nossa
moda e design crescerem cada vez mais, de forma consciente e criativa. ;)
Serviço:
Desfile
de abertura da 12ª edição do Caixa de Criadores
Data:
18 de setembro, terça-feira
Convite: a organização do
evento reservou 150 convites para serem trocados por 2 kg de leite, a partir
das 18h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré). A
distribuição será feita por ordem de chegada.
Além das criações dos estilistas e designers
paraenses, a Loja Pop Up do Caixa será uma atração à parte no Museu
Histórico do Pará, de 19 a 23 de setembro.
Toda a ambientação da loja foi
idealizada pelo
artista visual e performer, Romário Alves, da marca de moda conceitual Pé de
Cabra, e pelo designer Maécio Monteiro, coordenador do projeto de ecodesign
Reconstruções - que tem a proposta de
desenvolver produtos a partir de objetos descartados.
Seguindo a linha da
sustentabilidade e inspirada no tema da 12ª edição do evento – Origem Paraense,
Criatividade Brasileira – a ambientação do espaço está sendo construída com
materiais alternativos e outros que iriam para o lixo.
As araras serão em tubo de
PVC e a decoração será feita com móveis e malas antigas. Nas paredes, estarão
croquis dos estilistas mostrando todo o processo criativo das marcas até o
produto final, ou seja, roupas, acessórios e sapatos. O horário de visitação da
loja será das 15h às 23h.
Motivos não faltam para vistar a
Loja Pop Up!
Romário Alves e Maécio Monteiro, os idealizadores do projeto de ambientação da Loja Pop Up
Além da Loja Pop Up, o Caixa
de Criadores também vai levar para o Palácio Lauro Sodré – sede do Museu
Histórico do Estado do Pará – uma exposição comemorativa dos seis anos do
evento. Com curadoria de Orlando Maneschy, professor e pesquisador da
Universidade Federal do Pará, e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de
São Paulo, a exposição traz 30 imagens de desfiles
e backstage de
edições passadas. Do nosso acervo de fotografias, selecionamos imagens de
profissionais que já cobriram o passo a passo das modelos na passarela. Entre
eles, estão Bruno Carachesti, Carol Belém, Rogério Uchôa e Renan Vianna. Veja aqui
um dos registros que vocês poderão conferir ao vivo, de 19 a 23 de setembro,
sempre das 15h às 21h, no Palácio Lauro Sodré, com entrada franca. Clic!
Foto Bruno Carachesti - Desfile Unama - Caixa de Criadores 11a edição - 2011
De 19 a 23 de setembro, no Palácio Lauro Sodré -
sede do Museu Histórico do Estado do Pará - 17 marcas paraenses estarão
reunidas na Loja Pop Up do Caixa de Criadores. Quem é apreciador de um trabalho
criativo e autoral, não pode perder!
Confira aqui o line-up das marcas que estarão
reunidas, durante cinco dias, na Loja Pop-Up, sempre das 15h às 21h, com
entrada franca:
Adue
Beta Freitas Metal Design
Bazzola
Bugigangas
Bijus
Da Tribo
Égua de
Camiseta
Eubelem
KDesign
Acessórios
Locus
Madame
Floresta
Mariana
Bibas
Maria
Valentina
Ná
Figueredo
Rosa Leal
Santos de
Casa
Vivi Moda
Exclusiva
Umma
A abertura
da 12ª edição do Caixa de Criadores, marcada para o dia 18 de setembro, a
partir das 19h, em frente ao Museu Histórico do Estado do Pará, vai contar com
o desfile de 12 marcas paraenses.
Cada uma
terá a oportunidade de exibir 15 looks na passarela. As marcas vão mostrar, por
meio de vários elementos, como acessórios e trilha sonora, o conceito da
coleção. Veja aqui o line-up completo do desfile:
Égua de Camiseta
Eubelem
KDesign
Acessórios
Locus
Madame
Floresta
Mariana
Bibas
Maria
Valentina
Na Figueredo
Rosa Leal
Santos de
Casa
Umma
Vivi Moda
Exclusiva