Florestas, Curvas e Memórias para o Verão 2014

22 outubro 2012 Por Fernando Hage
Na última quinta-feira passou por Belém o Forúm de Inspirações - Verão 2014 da Assintecal, que roda o Brasil destacando tendências para o mercado. Como já acontece há algumas edições, são apresentados 3 conceitos que, segundo a ideia dos pesquisadores por trás do dossiê, devem ser explorados em porcentagens dentro da coleção. O terceiro conceito, para a maior parte dos consumidores (60%); o segundo conceito, para 30% da coleção; e o terceiro conceito com 10% da coleção, com conceitos mais de vanguarda.

Nesta edição o Fanzine (livro-catálogo distribuído durante a palestra) também contém exercícios para ajudar os empresários e estilistas a entenderem melhor de seu próprio negócio para poder aplicar novos produtos.

Nesta edição as principais idéias giraram em torno da floresta, dos grafismos e das manualidades (Conceito 3); da Sinusidade de Curvas, do ritmo e do excesso (Conceito 2); e das Memórias sobre o cotidiano e seus objetos (Conceito 1). Em vez de explicar melhor cada conceito, já que você pode ter acesso a todo este material na internet, vamos citar alguns destaques criativos entre a centenas de imagens apresentadas.

No Conceito 3, natureza e indústria se encontram, revelando riquezas indígenas entre um olhar contemporâneo, como no trabalho de Cordula Kehrer e sua cestaria híbrida. No campo da arte, esse embate entre o homem e seu meio é retratado nas esculturas de Rob Mulholland, que se mimetizam na floresta; e na moda, Miguel Adrover reconstrói o imaginário de moda com a idéia de uma mulher do futuro que se depara com roupas sem nunca as ter visto, criando assim novas construções em uma colagem interessante.

Cordula Kehrer


Rob Mulholland


Miguel Adrover


No Conceito 2, a elegância de curvas sinuosas como as do Copan (SP) e o jogo gráfico de camadas, elementos ópticos se une ao excesso do barroco brasileiro e suas densas formas. Entre os trabalhos apresentados, destacam-se a construção e o luxo dos vestidos do estilista Tex Savério, da Indonésia, e o trabalho de bricolagem barroca dos irmãos Campana.

Tex Savério

Detalhe da última criação dos Irmãos Campana

No conceito 1, objetos caseiros, coisas do passado, e construções artesanais de requinte, como bordados e rendas, chegam para colorir memórias dentro dessa inspiração, como por exemplo no trabalho handmade de Severine Chauvet. Entre os destaques mais curiosos, a coleção de colares feitos com cabelo sintético de Kerry Howley e a instalação Blackfield de Zadok Ben David, um jardim com  plantas feitas em chapas metálicas, de uma riqueza de detalhes e cores única.

Severine Chauvet

Kerry Howley


Blackfield, de Zadok Ben David


Para ter acesso ao conteúdo completo do Fanzine Verão 2014 de forma rápida é só acessar o site do Fórum de Inspirações. Se quiser fazer o download da versão para impressão, é só clicar aqui para abrir. Desejamos boas inspirações para todo mundo!!!

0 Response to "Florestas, Curvas e Memórias para o Verão 2014"

Postar um comentário