Aconteceu no última dia 17.11 a palestra do Fórum de Inspirações Assintecal, onde o consultor Marnei Carminatti apresentou um conjunto de inspirações para a próxima estação de verão do ano de 2013.
Ao invés de mostrar produtos prontos que seguissem as tendências escolhidas pelo grupo de especialistas da Assintecal, incentivando assim a cópia, o fanzine de inspirações que foi distribuído ao público utiliza textos de diversos pesquisadores e criadores, dicas de livros, filmes, reportagens, entrevistas e imagens de inspiração que vêm das mais diversas fontes e formas, como cidades, obras de arte, objetos de mobiliário, etc...
Envolto no conceito-chave de "Alegria!", as inspirações lançados no fanzine e na palestra que aconteceu no Sebrae são caminhos que dão aos designers diversos pontos de partida que estimulam o desenvolvimento de produtos inovadores. Você encontra o os arquivos do fanzine e cartela de cores para
download no site, e segue por aqui um resumo dos três conceitos abordados dentro da idéia de "Alegria".
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Dona Cinêga, um dos personagens principais da reportagem de Eduardo Logullo sobre a cidade de Chã de Alegria em Pernambuco, local aonde a equipe do fórum foi realizar uma pesquisa de campo. |
O ponto de partida para o Verão, a "Alegria", enaltece o estilo de vida brasileiro, sua diversidade de ritmos, cores, sabores e festas, religiosas ou pagãs. Como cita o texto do fanzine: "Devemos pensar na originalidade do nosso way of life, decodificá-lo e transportá-lo para os produtos".
O Fórum de Inspirações segue uma pirâmide de produto, ou seja, uma divisão de diferentes linhas que devem ser criadas dentro de uma mesma coleção. Nesse sentido, 10% dos produtos devem seguir o Conceito 3, mais inovador, 30% dos produtos o Conceito 2, ligado a grandes tendências e 60% dos produtos o Conceito 1, mais popular em termos de aceitação do público. Falando nisso, um dos principais pontos citados por Marnei é a importância de se prestar atenção no seu consumidor e entender perfeitamente quais são os produtos adequados a ele.
O Conceito 3, voltado principalmente para os consumidores mais antenados, lança mão principalmente dos elementos orgânicos, refletindo a simplicidade e a criatividade artesanal. Elementos orgânicos, madeiras e pinturas manuais enaltecem o conceito de "feito a mão", mesmo que o produto seja industrializado, sensação criada por materiais e acabamentos mais rústicos. Como exemplos de inspiração estão o nosso brinquedo de miriti com suas formas e pinturas artesanais, além das estampas em camadas de Grace Taylor.
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Estampas criadas por Grace Taylor. |
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Brinquedo de Miriti
No Conceito 2, foi abordado a idéia de transformar itens básicos do nosso cotidiano em algo novo, criando objetos que subvertem sua própria imagem. Dentro desse conceito, foram mostrados exemplos dos garrafas de porcelana criadas a partir dos formatos tradicionais de produtos de limpeza da marca Middle Kingdom, além também dos super extrovertidos santos do grupo "Mundo Arte Global" de Porto Alegre. |
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Religiosidade "Heavy-Metal" nos santos de porcelana dos artistas do "Mundo Arte Global". |
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Linha de garrafas de porcelana da Middle Kingdom, criadas a partir dos formatos das garrafas de produtos de limpeza convencionais. |
O
Conceito 1, voltado para tendências já mais estabelecidas, evidencia a riqueza visual brasileira através de bordados, paetês, símbolos religiosos misturados, juntando a isso a riqueza nos desenhos de grades nas casas das mais diversas cidades, sua bandeirolas na rua em tempo de festa junina e copa do mundo, além de uma das maiores caracteríticas de ser brasileiro: misturar diversas referências de uma só vez. Nesse conceito foram citados os produtos de lata "amassada"do Jahara Studio e
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Fotografia de Ernani Cabañas mostrando o sincretismo religioso brasileiro. |
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Batuque Collection by Jahara Studio |
Com tanta inspiração pela frente, não têm como alguém ainda hoje ficar repetindo as mesmas fórmulas, afinal a moda está diretamente ligada ao novo, então aproveitem o Fanzine de Inspirações da Assintecal e inovem sempre a cada nova coleção, lembrando sempre dos 10%, 30% e 60% da pirâmide de produto.
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