Desejos de Verão - Temporada Paraense

17 julho 2010 Por Fernando Hage
Comemorando mais de um mês da última edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, e um pouquinho atrasado por questões que não vêm ao caso, posto aqui pra vocês os Desejos de Verão, uma espécie de mini-guia do que mais interessante rolou durante os desfiles na Caixa de Criadores.

Já estamos na metade do verão, então não têm mais como errar na próxima viagem pra Salinas, Mosqueiro, Algodoal... Os desejos dos estilistas paraenses para esta temporada são ótimas opções para aproveitar, enquanto o resto do Brasil congela, o verão de quem está acima da linha do Equador.



Brasil Quentíssimo
Yorrana Maia, Tururi de Muaná, Cadi, Acre Recife, Angatu.

Em Belém,o clima é sempre de verão, e em Julho então nem se fala. Na época mais quente e agitada do ano, elementos e peças da moda praia vêm mostrar que calor e água ditam sempre tendências por aqui.


Brasil Cultural
Projeto Raízes - Costurando Sonhos, Mucha + Pomar, Maricota, Ná Figueredo, Acre Recife.


Artesanato, religião, música e carnaval não são só clichés, são manifestações que fazem do Brasil um caldeirão cheios de referências para a moda. Imagina a mistura de raízes da floresta, símbolos religiosos e festas profanas, tudo isso embalado pelo som de Cazuza e Eloi Iglesias. Isso é Brasil!


















Brasil Verde e Amarelo
Mix Novos Criadores (Foto 1 e 2), Lead, Água Brasil, Eubelem

Em época de Copa, verde e amarelo viram símbolos de orgulho. Infelizmente não foi dessa vez que o Brasil chegou ao hexacampeonato, mas a torcida e a combinação de cores promete continuar com força até 2014, ano da copa no Brasil.

Africaníssimo
Afro´s Brasil´s (Fotos 01 e 3), Eubelem (Fotos 02 e 05) e Lead (Foto 04)

Em Copa do Mundo só quem não perde é país-sede, que ganha atenção do mundo inteiro. O continente africano como um todo ganhou essa atenção, e pontuou seu espaço nas passarelas de Belém, onde símbolos e modelagens tradicionais começam a ganhar conotações mais contemporâneas.

Coradíssimo
Moda Mix Sebrae, Água Brasil, Maria Belém, Yorrana Maia, Angatu

Roupas "bronzeadas" se alastraram pela passarela. Figura certa em quase todos os desfiles, as cores laranja ou coral, em tom pastel, cítrico ou acetinado são um sinal de que esse verão vai ter altas doses de vitamina C e E, mas com protetor solar é claro.

Verdíssimo
D´Cácia (Novos Criadores), Àgua Brasil, Maria Belém, Manuatura, Coisaminha Emparceria


Verde Floresta? Só se for em outro verão, por que nessa temporada os tons cítricos apareceram como protagonistas em peças de personalidade.

Nudíssimo
Madame Poison, Yorrana Maia, Riquezas da Amazônia, Cadi, Ná Figueredo


Os tons de pele, que viraram "nude" na boca de todo fashionista, continuam mantendo seu espaço em diferentes nuances de tons terrosos, roseados e bem próximos ao branco.

Pink-ísmo
Graziela Ribeiro e Badulaques (Foto 01 e 02), Maria Belém, Manufatura, Acre

Nessa temporada, o pink ganhou atitude "punk" (no mais leve sentido). Nas passarelas, produções de tom futurista e modelos justos e curtos mostram que rosa agora é sinônimo de sensualidade, e mesmo o rosa esmaecido ganhou ares despojados.



Noite Preta
Mucha, Citron Pressé, Manufatura, Graziela Ribeiro e Badulaques, Bruno Muniz

Onde Lady Gaga e a Saga Crepúsculo se encontram? Em looks pretos, negros, ou nem tanto assim, onde a moda "noturna" às vezes vai fácil pra balada, mas também beira o perfomático.

Através da Roupa
Yorrana Maia, Bruno Muniz (Foto 02 e 03), Acre Recife, Maria Belém

Roupa e corpo estão tão entrelaçados, que a cada estação, o desejo de revelar a silhueta transparente, a pele, a lingerie, são cada vez mais constantes, demonstrando diversas formas de um jogo de mostra/não mostra que é cara da moda contemporânea.




Ombro-à-Ombro
Moda Mix Sebrae, Citron Pressé, Bruno Muniz, Maria Belém, Ná Figueredo

Nada de ombreira gigantes! Os ombros marcados chegaram de vez ao consumidor, mas vêm muito mais discretos que os "famosos" power-shoulders da década de 80.















The Bikini
Água Brasil (Foto 01 e 02), Maricota, Icá Brazil (Foto 03 e 04)

Rei absoluto da moda brasileira, o bíquini têm também na moda paraense um lugar especial. Nessa temporada, calcinhas com laterais mais largas começaram a reinvindicar mais espaço, e algumas peças saem da praia pra noite com muita facilidade.

Acessorize-se
Citron Pressé, Badulaques, Remaneschy, Mariana Bibas, Tita Maria


Cintos, lenços, e muitos (mas muitos) colares ajudam em qualquer produção, ainda mais se usados de forma criativa, mas é claro que os acessórios clássicos são curingas em qualquer armário.

Mão Cheia
Tururi de Muaná, Adue, CaverockB, Acre Recife, Pomar

Essa foi uma temporada das bolsas de mão. Sempre elegantes, algumas são mais indicadas para a noite e outras vão direto para o dia. Estampadas, trançadas em ráfia, em tururi, tafetá ou até algodão com aplicação de discos de vinil, as bolsas de mão são aposta certa pra quem não quer carregar muita coisa.














E os homens?
Lead, Ná Figueredo, Acre Recife, Cadi, Eubelem

Pra terminar, fica mesmo essa pergunta: e a moda masculina? Apesar de tímida em comparação à moda feminina, os homens da passarela também têm seus elementos da temporada. Além do clássico futebol, no reino das camisetas a gola V chegou de vez ao guarda-roupa cada vez mais profunda, boa pra quem tem corpo e quer mostrar nesse verão. No reino das bermudas,  onde estampas geométricas são sempre bem-vindas, shorts começam a ganhar espaço, mas sem muitos exageros ainda.

---

Bom, espero que tenham gostado dessa compilação dos desejos de verão da última edição do Caixa de Criadores! Aos poucos o blog vai ganhando mais postagens, esse foi só um momento de "pause" para se resolver algumas coisas!!

2 Response to "Desejos de Verão - Temporada Paraense"

  1. Kdesign Acessórios Says:

    Me add ai.

  2. SAMMEP-Sind. Art's Moda. Says:

    SAMMEP-Sind. Art's Moda. disse...
    NOSSA LUTA AQUI EM BELÉM DO PARÁ DA AMAZÔNIA E PELO RESPEITO DO PROFISSIONAL DA CLASSE DA MODA E PEDIMOS COM HUMILDADE QUE NOS AJUDE TODOS A ENGRANDEÇERMOS ESTA FAMILIA DA MODA NA CONSAGRAÇÃO DAS PESSOAS DE BEM QUE DESEJAM PARA O SEU PROXIMO OQUE QUEREM DE BOM PARA SI PROPRIO......AMAMOS TODOS SEM DESTINÇÃO E SEM HOMOFOBIA!!! POIS ACREDITAMOS QUE DEUS TAMBÉM POR NÃO TER SEXO NA SUA INFINITA MISERICORDIA PERDOA TUDO!!!...POIS A UNICA COISA QUE ELE NÃO PERDOA E TIRAR A VIDA DO PROXIMO COMO ACONTEÇEU COM NOSSO DIRETOR "JOSE ANTONIO DE MELO" PRECURSO DA MODA EM BELÉM ENTRE TANTOS OUTROS QUE VIVE EM NOSSOS CORAÇÕES COMO ELE!!!

Postar um comentário