Release Oficial

18 junho 2009 Por Fernando Hage

Caixa de Criadores reúne 39 marcas em sua 7ª edição para mostrar força e criatividade do mercado paraense

Foi na França, em meados do século XV, que nasceu o conceito de moda, quando a forma de vestir passou a diferenciar burguesia da nobreza, inaugurando o frenético movimento das tendências. E é por conta dessa ligação embrionária com o mundo fashion que a terra de Coco Chanel, Christian Dior e Yvez Saint Laurent será a grande homenageada da 7ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto.

O tema será “O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic”, uma referência à programação que ocorre em todo o Brasil, ao longo de 2009, sobre a influência francesa na cultura do país. Participam desta edição 39 marcas paraenses, entre elas, dez estreantes. O lançamento das coleções da “temporada verão 2009” ocorrerá em meio a um desfile, na Estação das Docas (Boulevard das Feiras), no dia 25 de junho, às 20h, marcando a abertura do Mercado de Moda Caixa de Criadores. Para conferir, de antemão, os looks que estarão à disposição do público, no São José Liberto, basta fazer a doação de um dos seguintes produtos: café, leite ou sabão em pó, que serão doados ao Abrigo João de Deus, entidade que atende, em média, 40 moradores de rua por mês.

Além de projetar novas marcas no cenário local, o Caixa de Criadores tem viés social. Na última edição, foram arrecadados 240 livros novos e usados para a Instituição Pia Nossa Senhora das Graças, que atende jovens vítimas de abusos domésticos. Outro componente importante para a organização do evento é a intensa programação cultural. Durante oito dias, haverá exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos de Design de Belém, sobre invenções francesas, como o dirigível e a bicicleta. Em outra exposição, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) mostrará o trabalho da instituição para conscientizar os jovens sobre a importância do voto.

Na área musical, a programação ficará a cargo de DJs de Belém, que prometem aliar, no melhor estilo, os universos da moda e da música. No mesmo local, haverá, também, um ponto de tecnologia, onde os participantes terão acesso gratuito à internet, montado pela Sol Informática, uma das apoiadoras do evento. Segundo os organizadores e idealizadores do Caixa de Criadores, Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage e Júnior Oliveira, a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas circulem no local.

No total, mais de 12 mil pessoas já visitaram as seis edições do projeto e 65 marcas paraenses já participaram do Caixa de Criadores. Em mais de dois anos, o evento ajudou a projetar novas marcas no cenário local, não só pela aproximação com o público-consumidor, mas, também, por meio do apoio à profissionalização. Em parceria com o Sebrae, apóiam e incentivam vários cursos sobre moda e empreendedorismo em Belém. Em termos práticos, 17 marcas já abriram as próprias lojas. Cinco delas passaram a ter endereço comercial este ano.

Incentivo – Para promover, anualmente, as edições de verão (em julho) e inverno (em dezembro), o Caixa de Criadores conta com o apoio de empresas que investem e acreditam no propósito do projeto. Nesta edição, o canal de televisão MTV Belém será o patrocinador do projeto. Além da cobertura completa do desfile que será feita pela equipe Floresta CineVideo/MTV Belém, ainda acontecerá dentro do evento o Concurso VJ por um dia para a MTV Belém, que dará ao vencedor o direito a apresentar no canal o Drops Caixa de Criadores, spot que será gravado no último dia de evento e exibido na programação local.

Marcas participantes: Água Benta, Água Brasil, Bela Rosa, Bijouterias Criativas, Cadicoisa, Caverock B + I´sha, Pé de Chita + Hello Punk, Des Amies (Mucha, Miss B, Bendita, Naisha Cardoso ), DonaNaza, Emiliah + Menina Venina, Esquina da moda (Grazi Ribeiro, Tita Maria, Carol Bella e Pomar), Estilosa, Eubelem, EuQFiz, Flor de Iaiá, Kutrukas, Lala Rocque, Lia Zone, Maricota, Mariucha, Or Land & Ná Figueredo, Posto 9, Três Marias (Maria Belém, Mariana Bibas e Só Maria), Unama, Vivi, Yêmara, Yorrana Maia.

Programação de Djs:
27jun - Marcos Sachhi - (Mundiando)
28jun - Gustavo Rodrigues / Marcel Arede (Se Rasgum)
30jun - Emídio Contente (Frica)
01jul - ProefX / Gustavo (Blacksfera)
02jul - Marcelo Damaso / Patrick (Se Rasgum)
03jul - Xarope / Yuri (Meachuta)
04jul - Mari e Geraldo (Bembom)
05jul - Robin / Faca (Bulhufas)

Serviços: Mercado de Moda Caixa de Criadores – 7º edição, com o tema O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic, de 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto – Coliseu das Artes, de 14h às 20h. Entrada franca. Patrocinador: MTV. Apoio Institucional: Governo do Pará, São José Liberto. Parceria: Amaz e Sebrae. Apoio: Dançum Se Rasgum Produções, Jokerman, Libra Design, Sol Informática, Avisi Comunicação e Cerpa.. Organizadores: Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage e Júnior Oliveira. Informações: 8119-8093 / 3242-6001

1 Response to "Release Oficial"

  1. Anônimo Says:

    heheh voçes colocaram o nome das marcas que estao dividindo os espaços ... super legal a ideia pelo menos as pessoas que forem ao evento irão saber onde cada uma esta mais quero corrigir algo ai ROCKB nao e so isso não é apenas o nome no espaço que vai estar a marca o certo e CAVEROCKB ok =)

Postar um comentário