Desejos da Temporada

03 julho 2008 Por Caixa de Criadores
Bom, a partir de uma super contribuição do blog Moda de Rua de Belém, recebemos algumas fotos dos desfiles que aconteceram no último sábado. São fotos que mostram o amadurecimento das marcas e da estrutura do evento. Pra quem não sabe, já que todas as marcas estão super enlouquecidas com a organização e comercialização de suas coleções e existe essa "pessoa-idealizadora-organizadora" (eu, Fernando Hage, que escrevo dando suporte no conteúdo online), que não me encontro em Belém e sim em São Paulo, fiquei recebendo todas essas imagens de um evento que "respiro" diariamente e pensei em criar um conjunto que fizesse sentido pra todas essas vontades de moda, vontades que traduzidas em desfiles definem esse movimento muito maior que é o Caixa de Criadores.

Em vez de postar seguidamente marcas e suas respectivas fotos (o que vai rolar quando tiver as coleções completas), aqui vêm um grupo de desejos que transitaram pelo Jardim do Pólo Joalheiro, uma amostra do que as marcas proporam nesse
delicioso universo que é a moda.
Alguém aí pode dizer que tô sendo pretensioso e querendo ditar tendências, mas isso aqui não é tendência, é o que está sendo comercializado durante toda a semana no 5º Mercado de Moda, pois pra quem não sabe, o verão paraense é agora, é simplesmente comprar e sair na rua. Por isso podemos chamá-los como os desejos das marcas para o povo acontecer nessas férias de verão, já que aqui (ou melhor, aí) é tempo de muito sol e hora de ir para a praia.

(é só clicar nas imagens para vê-las ampliadas)


Praia pra Valer
Delicada e provocativa, a moda praia nada tem de careta, com biquínis com laços, babados e mistura de estampas (muitas bolas). Para um clima mais chique, tipo um passeio de iate pelo rio, rola uma mala retrô como acessório, o conjunto chapéu- bolsa estampada - maiô classudo, ou apenas um bolero que faz toda a diferença.












da esq. para dir.: Mirella Melo, Mirela Mello, SouJackye, maiô Miss B/ bolsa Bendita, Mucha.


Preto e Branco
A base branca dá o frescor do verão e o preto vêm por cima nos mais variados motivos, além dos recortes, que ajudam no efeito gráfico das peças.




















da esq. para dir.: Eubelem, Emiliah, Graziela Ribeiro.


Cintura Alta
O desejo da cintura alta continua batendo ponto e isso é um sinal de que as coisas estão mudando, mas cadê isso na rua? Quem sabe não rola em um shortinho de verão heim?















da esq. para dir.: SouJackye, Cabrália, Martinelli.


Blusão, Macacão e Estampas
Desejos quase convictos de verão, aquela bata imensa e super clássica convive bem com as estampas e os macaquinhos que se renovam em cores super vivas, as mesmas daquela blusa de botão que podia ser do seu namorado e que você coloca por cima do biquíni quando sai da àgua. Ou talvez daquele vestidinho que você coloca no carro e tá pronta pra noite, ainda mais se tiver os ombros bronzeados à mostra.














da esq. para dir.: Miss B, Água Benta, Água Benta, Kutrukas.


Acessórios
Cheios de charme e em alguns momentos irreverentes, são as peças ideais pra fechar com estilo os looks confortáveis de verão.











da esq. para dir.: Mucha, Flor de Iaiá, Mariana Bibas, Mariana Bibas.



Construções
A construção é um tema muito pertinente quando se trata de criação. Seja no desejo de transformar formas em detalhes, seja na construção e reconstrução de conceitos, o exercício de estilismo é uma iniciativa que nos leva a vislumbrar novas possibilidades no universo da moda.















Construção de Formas (da esq. para dir.): o estudo de formas geometricas dá vazão aos detalhes do short da marca Adriana Candido e do decote da blusa de Yorrana Maia. Já o busto de um vestido é espaço para possibilidades com babados ou pregas, nas marcas de André Rocha e Maria Belém.











Construção de Conceitos (da esq. para dir.): A designer Yorrana Maia constrói sua coleção nas múltiplas referências do universo do "chorinho", como acontece com o uso de "chapéus" de vinil. Assim como no trabalho de Yorrana, a marca Maria Belém utiliza cores neutras que podem parecer distantes do clima "esperado" para um verão, mas dão vazão ao estudo de formas e detalhes. Já a marca Só Maria, busca reconstruir idéias para a moda-festa, trabalhando um conceito ainda pouco pensado por essa nova geração de criadores.


E os homens?
É, sempre sobra pouco espaço pros homens nesses momentos, mas o pouco que rolou foi suficiente pra mostrar que desde os homens de atitude mais rocker até os mais ligados à natureza, todos terão opções neste verão.
















da esq. para dir.: Quiquiriqui, Eubelem, Lojas Visão.



Bom, espero ter conseguido compreender um pouco de tudo que rolou e ainda vai rolar nesse Mercado de Moda. Toda essa cobertura, como falei anteriormente, se deu graças a colaboração da Mariana e da Renata do blog Moda de Rua de Belém, que além dos desfiles, estão cobrindo os looks de quem carrega estilo em terras tropicais e visita o nosso evento. Em breve rola um post do que de mais bacana passou por lá, mas enquanto isso, dá uma passada no blog delas.
E pra quem quiser curtir todo o estilo dessa galera e ainda escutar boa música, rola nesta quinta dia 03 a festa Som na Caixa + Bulhufas, que pede traje "abeesurdo ou algo rupestre".

Não tem como perder. E eu fico por aqui. Até mais.




























postado e reeditado por fernando hage

4 Response to "Desejos da Temporada"

  1. Anônimo Says:

    ooi :)
    só uma coisinha... O nome do menino não é andriano rocha, é andré rocha
    bjs!

  2. Anônimo Says:

    SURPRESA! SURPRESA! SURPRESA!. Fui, vi e percebi que a moda, MODA de verdade, tá acontecendo em Belém, para além das vovós costureiras e da lesada da Lelé Sexual. Aqui a gente viu uma evolução. As marcas estão crescendo, criando coragem. Junior Oliveira, do EUBELÈM foi tudo de bom! Conseguiu dar o salto que faltava prá sua marca ficar definitivamente moderna, urbana, com uma coleção bem editada, inteligente, hypada. Segue firme Junior! Jackye vem abusada, como sempre, e com algumas coisas que eu vestiria, com certeza, mas não precisava do maximega guardasol...mas é a cara da Jackie né?!Adriana Cândido vem do Espirito Santo, fazendo conexões para o Caixa e trazendo territorialidades interessantes, curti o shorts. Outra que se jogou legal foi Yohana Maia, que faz uma mulher bacana, sem vicios e o colete é meu! Eu quero! Antecipa tudo com o colete, coisas bem bacanas, mas não precisava das camisetas...Me cansa um pouco essas mulheres "quero ser menininha do papai!", meio bobinhas e chatinhas.Miss B, Kutrucas e Água Benta tão em outras...Só Maria pirou total em seu look noiva dark. Curti a coragem, Karina, te joga na festa, que vou me aprontar....

    Beijos,

    Fashionista Anônimo

  3. Edison Garreta Says:

    Finalmente os estilistas de Belém decidiram fazer algo além de vestuário mais do mesmo. Com exceção do desfile da Quiquiriqui, gostei muito de todos os desfiles. Aproveito pra deixar uma sugestão aos organizadores: divulguem o line-up do evento!!!!! Com antecedência, lógico.

  4. Anônimo Says:

    Não achei no mapa a arara da Martinelli, quero comprar o look td: short, suspensório, camisa e até o balão , se possível! rsrs
    Ela não está vendendo no mercado? Como posso comprar as roupas?

Postar um comentário