Criadores Cheios de Estilo por Lorenna Montenegro

28 novembro 2009 Por Fernando Hage
Matéria publicada no Caderno Você - Diário do Pará - 28.11.2009

É chegado o fim de ano, o décimo terceiro salário, a hora de, quem sabe, trocar de carro, de emprego, de casa e, também, de renovar o guarda roupa. Uma boa opção, que reúne as melhores e mais criativas marcas de roupas e acessórios paraenses, é o Mercado de Moda, que começa hoje, no Polo Joalheiro Espaço São José Liberto e vai até o dia 06 de dezembro. O Mercado chega a sua 8ª edição apresentando as marcas que compõem a Caixa de Criadores, núcleo que congrega 47 marcas de estilistas e designs paraenses.

Entre as marcas cheias de peças exclusivas e originais da Caixa de Criadores, como Maria Belém, Mariana Bibas, Dona Naza, Pé de Chita, Cadicoisa, Pomar, Maria Gabola, Flor de Iaiá, está a Eubelem, do designer Junior Oliveira. Como diretor criativo da marca, Junior desenvolveu o conceito e estampas de cada coleção, que procuram contar a história da cultura paraense de forma subjetiva e conceitual.

Identidade Paraense Estampada

O grande diferencial das criações de Junior Oliveira é a paixão que ele tem por nossa cultura, sempre buscando transmitir nas coleções uma linguagem global de temas. Assim que se formou Bacharel em Design pela UEPA, ele se mudou para Balneário Camboriú - SC. “Depois de um tempo longe de Belém, desenvolvi outra visão sobre a cultura e design”. Logo, em agosto de 2004, lança a marca Eubelem e, no mesmo ano, é convidado pelo empresário Ná Figueredo a participar com mais 3 marcas do projeto Porta Moda, o qual tinha o objetivo de lançar novos criadores na cidade. A primeira coleção foi “Cidade Postal”, em 2006, na qual o designer partiu de lugares públicos comuns ao dia-a-dia do belenense, misturando pequenos detalhes arquitetônicos clássicos, cultura popular e design gráfico em estampas limitadas, criando uma essência urbana entre cores e formas significativas da nossa cultura. No fim de 2006, Junior se juntou a mais quatro amigos para desenvolver o Projeto Caixa de Criadores, evento que tem a finalidade de abrir espaço para novos criadores e fomentar a “cultura de moda” na cidade de Belém.

Pop e regional

Foi na 1ª edição do Mercado de Moda que o administrador Ton Fernandes se apaixonou pelas estampas das camisetas Eubelem. “Lembro que foi no Armazém Santo Antônio, passei lá e, quando me deparei com as camisetas, tão originais, criei uma identificação imediata. Comprei então duas da coleção “Portões de Belém” e depois disso não parei mais de comprar as camisas dele”, conta Ton.

Para esta coleção, Junior preparou peças com a temática do Ver-o-Peso. “Pensei em unir elementos simbólicos do mercado em diferentes técnicas. Tenho camisetas com serigrafias de urubus e também com fotografias dos trabalhadores do mercado, feitas por mim mesmo”, conta o estilista.

Junior explica que essa preocupação em agregar tendências regionais a um conceito universal de moda permeia não só as coleções da sua marca como a de outros empresários de moda da Caixa de Criadores: “Começamos com 17 marcas e hoje congregamos 47. Algumas têm outras temáticas, mas uma boa parte utiliza referências da cultura local para compor peças modernas e usáveis nas mais variadas ocasiões”, conta o empresário.

Ele, Jackie Carvalho, Fernando Hage, Clara e Diogo Carneiro são os curadores da Caixa, responsáveis tanto pela organização da Feira de Moda quanto pela logística do negócio: “aceitamos novos criadores sempre, levando em consideração alguns critérios obrigatórios, como o estilista ter que produzir suas próprias peças com qualidade, buscando a profissionalização”. Por isso que, das 47 marcas participantes, 17 são estreantes, o que significa um mar de opções para um público que foge dos produtos em série e gosta de estar em dia com as tendências da moda.

Juntamente com as peças de vestuário e acessórios em exposição, o Mercado contará com muita música, a cargo dos DJs dos coletivos Se Rasgum, Meachuta!, BemBom, Pogobol e Blacksfera, além do Lounge da MTV, onde acontecerá concurso “Fiz na MTV” (maiores informações em www.mtvbelem.blogspot.com) e ponto de tecnologia para acesso wi-fi. Diariamente, irá ao ar o projeto Som Na Caixa, a rádio do Caixa de Criadores, prometendo o que há de mais inovador no mundo musical, funcionado todos os dias, das 14h às 18h. A entrada no 8º Mercado da Moda é gratuita.


0 Response to "Criadores Cheios de Estilo por Lorenna Montenegro"

Postar um comentário